A terça-feira (4) foi de conquistas para o Maranhão nas Olimpíadas Escolares 2012 – categoria Infanto (de 15 a 17 anos), competição que está sendo disputada na cidade de Cuiabá (MT). As equipes maranhenses de futsal feminino e masculino conseguiram subir no pódio. As meninas da Escola São José foram derrotadas por 3 a 2 para a o Colégio Mundo Moderno (ES) e ficaram com a medalha de prata. Já os meninos do Colégio Upaon-Açu, superaram o Colégio Dr. André Cortez (MG) por 2 a 1 e ficaram com o bronze.
Com esses resultados, o Maranhão já contabiliza seis medalhas nesta edição das Olimpíadas Escolares, sendo dois bronzes no judô, uma prata e um bronze no taekwondo, além das medalhas de prata e bronze do futsal.
Na decisão do futsal feminino, as meninas da Escola São José foram muito bem. Contra o Colégio Mundo Moderno (ES), as maranhenses por muito pouco não ficaram com a medalha de ouro. Após sofrer 2 a 0 em menos de dez minutos de jogo, o Maranhão foi valente. A reação maranhense veio ainda no primeiro tempo com Andressa.
No segundo tempo, Ana Silva deixou tudo igual na partida e aumentou a motivação maranhense dentro de quadra. As meninas da Escola São José dominavam o jogo criando várias oportunidades para virar o placar. No entanto, a três minutos do fim, uma saída de bola errada deu contra-ataque para as capixabas que não desperdiçaram para marcar 3 a 2 e liquidar a partida.
Já na disputa pelo bronze no futsal masculino, o Colégio Upaon-Açu mostrou força logo no início da partida com boas jogadas ofensivas. E não demorou muito para o time maranhense fazer 1 a 0 contra o Colégio Dr. André Cortez (MG), placar que persistiu no restante da etapa inicial.
Na volta do intervalo, os mineiros empataram a partida logo no primeiro minuto: 1 a 1. Apesar do gol sofrido, a equipe do Maranhão era melhor em quadra e confirmou isso quando fez 2 a 1 para garantir a medalha de bronze.
Outros resultados - A terça-feira também foi das estreias de outras duas modalidades: handebol e basquete. No entanto, o Maranhão não foi bem neste primeiro dia de disputas destes esportes. No handebol masculino, a equipe do Colégio Upaon-Açu foi derrotada por apenas um gol. Após empate no tempo normal contra o Colégio Santa Mônica (RJ), os maranhense perderam na prorrogação por 30 a 29.
No basquete masculino, o Colégio Crescimento estreou com derrota diante do Colégio Geração (PR): 51 a 37. E, no basquete feminino, o Reino Infantil não foi páreo para o Colégio Padre Achieta (MT): derrota por 77 a 35.
Nesta quarta-feira (5), as equipes maranhenses voltam à quadra. Às 8h30, o Liceu Maranhense enfrenta o CED (DF) pelo handebol feminino. Na sequência, às 9h45, as meninas do Reino Infantil encaram o Cetec (SP) pelo basquete feminino. Ainda pela manhã, às 11h, o Colégio Crescimento tenta a primeira vitória no basquete masculino diante do Colégio Evangélico Jaguará (SC).
À tarde, a garotada do o Colégio Upaon-Açu tenta a reabilitação no handebol masculino. O jogo será contra o Colégio Arquidiocesano, às 16h30.
Publicado em Esporte na Edição Nº 14571
Comentários