O Ginásio da Apae sediou, na manhã dessa sexta-feira (7), as disputas de abertura dos Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses 2015 (ParaJEMs), competição promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel), e que será realizada até o dia 14 de agosto. O ParaJEMs visa estimular a prática do esporte, a participação e a inclusão social dos estudantes com deficiência física, intelectual e visual.
A competição foi iniciada com uma partida de futebol de cinco entre deficientes visuais da Escola de Cegos do Maranhão (Escema), que fizeram um duelo equilibrado e emocionante desde os primeiros minutos. Em seguida, alunos com deficiência intelectual da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) protagonizaram um jogo intenso, com oito gols.
Autor do primeiro gol do Jogos Paralímpicos, o atleta do futebol de cinco Jardiel Vieira destacou a importância de participar de um evento como o ParaJEMs, que ajuda na inclusão dos estudantes com deficiência e nas competições interestaduais.
“O esporte é bom para que não fiquemos parados, melhoremos nossa habilidade e desenvoltura e não fiquemos tão dependentes das pessoas. O ParaJEMs também nos ajuda para pegarmos ritmo para as competições de alto nível, onde buscamos representar o Maranhão em alto nível”, destacou.
Coordenador da disputa dos ParaJEMs, o professor José Henrique de Azevedo, o Mangueirão, fez uma avaliação positiva da competição, que serve de estímulo para os jovens atletas, dentro e fora de quadra. “Essa integração entre famílias, técnicos e alunos é muito importante para o desenvolvimento social dessa juventude, desse pessoal que possui deficiência. É um meio de integração na sociedade”, explicou Mangueirão.
Publicado em Esporte na Edição Nº 15376
Comentários