Iniciada em 20 de julho, a décima edição do Copão Maranhão do Sul vem sendo disputada por 14 seleções municipais. É uma das maiores competições já realizadas no interior do estado e uma das maiores do Maranhão. Esta semana, a organização criou a Junta Disciplinar do Copão. Promovido pela Associação dos Municípios, o Copão está na segunda rodada e, como é uma competição amadora, precisa ter uma comissão disciplinar.
Nesta semana, a presidência assinou a portaria nomeando para presidir a comissão, que terá a responsabilidade de apreciar os recursos e julgar os casos disciplinares do torneio, o advogado Paulo Gessé, um dos especialistas na questão desportiva.
Os membros da comissão serão os jornalistas Marcelo Rodrigues e Dema de Oliveira, ambos com conhecimento e experiência no esporte por atuarem durante muitos anos no setor esportivo estadual.
Por conta do luto do jornalista Dema de Oliveira devido ao falecimento do seu sogro, a reunião que estava marcada para esta quinta-feira foi adiada para a próxima segunda-feira, quando deverão iniciar os processos disciplinares que serão apreciados na primeira reunião da junta na quinta-feira da semana que vem.
Na segunda-feira pela manhã, os membros da comissão deverão eleger o auditor da Junta e que fará os relatórios sobre os casos de indisciplinas já ocorridos nos jogos realizados até o momento.
O mais grave foi o confronto de jogadores e que envolveu as comissões técnicas das seleções de Imperatriz e Vila Nova, na abertura da competição.
Outras expulsões serão analisadas. O diretor técnico Carlos Magno apresentará as cópias das súmulas para que sejam analisadas pelos componentes da comissão.