A Federação Maranhense de Futebol (FMF) disse aos oito clubes que disputam o Campeonato Estadual que vai doar 10 testes para diagnóstico da Covid-19 do modelo “RT PCR SARS Cov 2”, exigido no protocolo da própria entidade para a retomada das atividades profissionais.
A medida vem depois de uma série de críticas sofridas pela entidade no que diz respeito ao apoio aos clubes justamente para aquisição deste tipo de teste, a exemplo de outras federações (pernambucana e potiguar) e da CBF que anunciaram suporte em maior volume aos clubes neste aspecto.
Alguns clubes fizeram o teste rápido em seus profissionais antes do início dos treinos e este tipo de teste não vai ser aceito pela FMF, que fala até em W.O. caso os clubes não apresentem a testagem completa de seus jogadores antes das partidas, que recomeçam 1º de agosto.
“Conforme especificado nas diretrizes da federação, o teste é condição de jogo, devendo os clubes apresentarem os resultados e laudo médico. A ausência acarretará em W.O”, diz a FMF em trecho da nota.
A entidade diz ainda que vai entregar dez testes aos clubes, mas garantiu os testes em outros profissionais que devem participar de alguma forma das partidas.
“A Federação Maranhense de Futebol, por deliberação do presidente Antonio Américo, irá disponibilizar dez testes RT PCR SARS Cov 2 para os clubes disputantes da Série A do Campeonato Maranhense. Além disso, a FMF realizará os testes na arbitragem, colaboradores, PM´s e Bombeiros”, conta a entidade.
O Estadual volta ainda na primeira fase. Dois jogos serão realizados no dia 1º de agosto (Juventude x Maranhão, e Imperatriz x Sampaio). No dia 4, os quatro jogos da sétima rodada estão marcados para as 15h30: Moto x Maranhão, Juventude x Sampaio, Imperatriz x Pinheiro, e Cordino x São José.
Abaixo, a nota completa da FMF
1 - A Federação Maranhense de Futebol, por deliberação do presidente Antonio Américo, irá disponibilizar 10 (dez) testes RT PCR SARS Cov 2 para os clubes disputantes da Série A do Campeonato Maranhense. Além disso, a FMF realizará os testes na arbitragem, colaboradores, PM´s e Bombeiros.
2 - Conforme especificado nas diretrizes da Federação, o teste é condição de jogo, devendo os clubes apresentarem os resultados e laudo médico. A ausência acarretará em W.O.
3 - O exame para o reinício do Estadual faz parte do Protocolo apresentado e aprovado pelo Governo do Estado.
4 - O exame deve ser realizado antes do reinício da competição e, depois, as pessoas envolvidas diretamente com o time passam a ser monitoradas por questionário epidemiológico. Não há a previsão de testes para cada jogo.
5 - A CBF divulgou, na data de hoje, as Diretrizes Operacionais de suas competições, com a previsão, de: quantitativo de integrantes das delegações, forças de segurança, imprensa, apoio, arbitragem; tipo de teste obrigatório a ser aplicado (RT PCR); protocolos pré-jogo, jogo e pós-jogo.
Comentários