Nova regra aumenta de três para cinco substituições por partida - Foto Lucas Almeida/Sampaio Corrêa

Depois de autorização da FIFA e adoção por parte da CBF foi a vez da Federação Maranhense de Futebol (FMF) se pronunciar a respeito da alteração da regra de substituições. A FMF informou que tem a intenção de aplicar a nova regra nas competições locais, mas antes, da decisão irá fazer uma consulta aos clubes.
“A tendência é já utilizarmos na continuidade do Campeonato Maranhense. Em que pese ser facultativa, a medida visa proteger os atletas, pela demandas de jogo que devem ocorrer no retorno das competições. Assim, quando forem liberados os estádios, iremos reunir os clubes para este e outros pontos, conforme o Plano de Retomada do Campeonato divulgado. No momento, priorizamos a cautela e o cuidado de todos”, disse o vice-presidente de competições da FMF, Hans Nina.
Fifa autoriza cinco substituições na regra até o fim do ano
CBF vai adotar cinco substituições por jogo em competições. 
A medida que altera de três para cinco substituições por partida deve ser adotada pela FMF temporariamente depois que a IFAB autorizou a emenda nas regras do jogo e a CBF já divulgou que irá aplicar nas competições nacionais. As trocas precisam ser feitas em três janelas por equipe e, no torneios nacionais, vão valer tanto para competições já iniciadas como nas que ainda vão começar, mesmo que elas se estendam até início de 2021.
O presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo, revelou que houve “sugestão” por parte da CBF para recomeço gradativo em maio, porém, a possibilidade foi rechaçada por algumas federações, inclusive a FMF. O presidente da FMF chegou a ir além e disse que é inviável fazer qualquer previsão.
“É difícil fazer uma previsão aqui para o Maranhão. Acho muito importante para economia e para o futebol que as atividades retornem o mais urgente possível para sobrevivência do nosso futebol, mas o mais importante é a vida de todos”, destacou Antono Américo.
O Campeonato Maranhense foi suspenso ainda na primeira fase, com duas rodadas a serem encerradas. Além disso a competição tem, segundo regulamento, uma segunda fase, semifinal e final. No calendário do Maranhão ainda existem previstas outras duas competições profissionais: à Série B do Maranhense e a Copa FMF.
Em relação a participação dos clubes maranhense nas competições nacionais quatro clubes estarão envolvidos. O Sampaio na Série B, o Imperatriz na Série C e Juventude e Moto Club na Série D. (Afonso Diniz)