O Campeonato Maranhense de Futebol deverá sofrer mudanças. Mas não espere mudanças radicais já a partir de 2015. O presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo Lobato, sinalizou que alterações estão por vir na competição estadual, mas só a partir de 2017. A intenção de Américo é enxugar o torneio, que deverá ser disputado por apenas oito times. Atualmente, dez equipes participam da Série A do Campeonato Maranhense.
“Esse é o número ideal, pois permitirá que programemos um campeonato mais enxuto, sem sacrifício financeiro para nenhum clube”, comentou o dirigente.
A diminuição de clubes está muito ligada ao fato de a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) querer, a partir do ano que vem, diminuir o número de datas dos campeonatos estaduais. A orientação da CBF é de que os estaduais sejam disputados em 19 datas. No entanto, o Maranhão não conseguirá seguir tal orientação, uma vez que seguirá os moldes do torneio em 2014, quando utilizou 22 datas.
“Nosso campeonato de 2014 utilizou 22 datas e, como determina o Estatuto do Torcedor, a forma deste ano terá de ser repetida na próxima temporada. Não teremos como reduzir o número de datas para apenas 19, como deseja a CBF”, explicou Américo.
Publicado em Esporte na Edição Nº 15081
Comentários