A Federação Maranhense de Futebol-FMF definiu por inovar e na primeira partida da semifinal do Campeonato Maranhense de Futebol 2019, entre Sampaio Corrêa e Imperatriz. Lançou a primeira mulher como delegada de uma partida de futebol.
Essa foi a primeira vez que uma mulher atuou como delegada de uma partida de futebol, no Campeonato Maranhense. Coube a Cristiane Neves iniciar mais essa função, das muitas que são destinadas às mulheres, que as fazem com grande competência e isso não foi diferente com ela.
A delegada de um jogo de futebol cabe a verificação prévia das condições dos estádios e do campo de jogo, condições oferecidas aos árbitros que vão trabalhar na partida, questão da segurança, serviços médicos, entre outras tarefas.
Cristiane Neves é colaboradora da Federação Maranhense de Futebol, desde 2013, passou a ser escalada pela diretoria de competições, no segundo semestre de 2017, como supervisora de campo e imprensa, nos jogos do Campeonato Brasileiro. Agora, no Estadual após treinamento com outros colaboradores e considerada apta para a função de delegada, teve desempenho destacado.
“Sabemos que o ambiente do futebol ainda é predominantemente masculino, porém isso tem mudado. Nunca presenciei nenhuma situação de preconceito ou discriminação, mas a participação direta nos jogos como supervisora e agora delegada, é uma marcação de posição importante ás mulheres”, enfatizou Cristiane Neves.
Publicado em Esporte na Edição Nº 16353
Comentários