Presidente Antonio Américo esclarece questão do vice-campeão em nota à imprensa

Em razão de matérias veiculadas na imprensa local acerca da interpretação do Regulamento do Campeonato Maranhense de Futebol Série “A” 2012, a diretoria da Federação Maranhense de Futebol vem a público esclarecer aos desportistas, à imprensa e ao público em geral o que abaixo segue.
“Neste sentido, a Federação Maranhense de Futebol não coaduna com a intenção de se fazer tabula rasa ao texto da norma em questão, principalmente ante a harmonia de todo o Regulamento, onde, utilizando-se de simples interpretação literal, percebe-se que, caso o campeão do primeiro Turno não seja o mesmo do segundo Turno, haverá uma decisão entre os campeões de cada turno para decidir quem será o campeão maranhense de futebol profissional Série ‘A’ de 2012.
Assim, por razões óbvias, o 1° (primeiro) e 2° (segundo) lugares serão, respectivamente, o campeão (vencedor da disputa entre os campeões de cada turno) e o vice-campeão (perdedor da disputa entre os campeões de cada turno). Ademais, quanto à classificação do 3° (terceiro) ao último lugar, será observada a soma dos pontos ganhos nos 02 (dois) turnos por cada associação, incluindo os jogos semifinais e finais de cada turno.
A única hipótese de o vice-campeão ser o clube que, dentro os demais, acumular o maior número de pontos ganhos em toda a competição, incluindo os jogos semifinais e finais de cada turno, seria se o campeão do 1° (primeiro) turno fosse o mesmo do 2° (segundo), o que por certo não aconteceu na referida competição.
Portanto, para afastar de uma vez por todas as intenções de subterfugir o que aduz o Regulamento do Campeonato Maranhense de Futebol Profissional Série ‘A’ de 2012, a Diretoria da Federação Maranhense de Futebol, com base no art. 39 da norma em tratamento, afirma que somente os clubes Maranhão Atlético Clube (campeão do primeiro turno) e Sampaio Corrêa Futebol Clube (campeão do segundo turno) podem vir a ser campeão e vice-campeão de fato e de direito do certame, sendo que, quanto aos demais clubes que não participam da grande final, será observada a classificação obtida em razão do somatório dos pontos ganhos nos 02 (dois) turnos, incluindo os jogos semifinais e finais de cada turno.
Dê-se a Ciência, Publique-se.
São Luís (MA), 04 de junho de 2012”.
Esse foi o teor da nota de esclarecimento emitida pela FMF, através do presidente Antonio Américo Lobato, que espera ter colocado um ponto final na polêmica. Para o presidente federacionista, uma polêmica sem fundamento, pois o regulamento é claro e cristalino.