Em reunião realizada na tarde da última segunda-feira (28), na sede do Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão (TJD), em São Luís, a Federação Maranhense de Futebol – FMF e os oito clubes participantes do Campeonato Maranhense definiram a fórmula de disputa da competição para 2020. De acordo com a FMF, o estadual de 2020 será realizado em 13 datas, com a primeira rodada prevista para a primeira quinzena de janeiro e a final sendo realizada em abril. O Imperatriz foi representado pelo seu supervisor José Rui Aires.
Para 2020, a fórmula de disputa do Campeonato Maranhense terá mudanças, com a criação de uma nova etapa entre a primeira fase e as semifinais. Na primeira fase, os oito clubes se enfrentam em turno único, no total de sete rodadas, sendo que os dois times de melhor campanha avançam às semifinais. Os clubes que ficarem entre o terceiro e sexto lugares garantem vaga na segunda fase e disputarão as últimas vagas na semifinal, enquanto que os dois times de pior campanha, por sua vez, serão rebaixados para a Série B Maranhense.
A Federação Maranhense informou que as equipes de melhor campanha só terão vantagem do mando de campo nas disputas eliminatórias. Em caso de empate no placar agregado dos confrontos da segunda fase, da semifinal e final, a decisão do classificado ou do campeão será na cobrança de penalidades máximas. Respeitando o Estatuto do Torcedor, a FMF confirmou que a nova fórmula de disputa do Campeonato Maranhense também será utilizado em 2021. O Estatuto recomenda que a formula só pode ser mudada depois de utilizada por duas temporadas consecutivas.
A próxima edição do Campeonato Maranhense definirá os dois representantes maranhenses na Copa do Brasil, classifica uma equipe para o Campeonato Brasileiro Série D e premia o campeão com uma vaga na Copa do Nordeste. Em 2020, oito clubes disputarão o Estadual: Imperatriz, Moto Club, Sampaio Corrêa, Maranhão, Pinheiro, São José, Cordino e Juventude.
Publicado em Esporte na Edição Nº 16496
Comentários