Presidente Antonio Américo já anunciou a reunião do Conselho Arbitral para o dia 6 de novembro

O Conselho Arbitral do Futebol Maranhense está sendo convocado para a primeira reunião visando a discussão a respeito do calendário de 2016, principalmente no que se refere à principal competição, que é o Campeonato Maranhense.
De acordo com o que foi definido pelo presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), com respaldo do diretor de competições, Antonio Henrique Farah de Moraes Rego, a reunião está definida para acontecer no dia 6 de novembro, uma sexta-feira, na sede da entidade, na rua do Alecrim, centro de São Luís.
A principal pauta é a discussão do Campeonato Maranhense de 2016, que inicialmente está previsto para começar dia 17 de janeiro, de acordo com o calendário traçado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Já foi anunciado que a FMF vai propor uma nova fórmula de disputa do Estadual. 
A proposta será a realização de um turno único, com a participação de oito times, com jogos apenas de ida, objetivando definir os semifinalistas. Após esta etapa, os demais clubes, que terminarem a fase entre 5º e 8º, disputarão, em jogos de ida e volta, um torneio à parte. Os dois clubes com pior classificação serão rebaixados para a divisão de acesso. Esse novo modelo de disputa precisará de sete datas para a realização da primeira fase, quatro para a fase semifinal e final. Para a fase que definirá os rebaixados, serão outras seis datas. Na verdade, essa fase que será disputada pelas equipes que não se classificarem para as semifinais é uma repescagem.
As oito equipes que vão disputar o Campeonato Maranhense de 2016 já estão definidas com o acesso do Maranhão, conquistado domingo passado. São elas: Imperatriz, Sampaio Corrêa, Moto, Maranhão, Cordino, Araioses, Santa Quitéria e São José.
Entretanto, essa lista pode ser modificada, já que na reunião do Conselho Arbitral será discutida uma possível desistência. Especula-se que a diretoria do Araioses estaria pensando em se licenciar. Isso ocorrendo, o Marília pode ser o substituto.