Bola na cesta, esse é o basquetebol

A Federação Maranhense de Basquetebol (FMB) divulgou o calendário oficial referentes às competições que a entidade irá promover em 2013. De acordo com o calendário da FMB, a temporada deste ano será intensa. Os destaques ficam para algumas novidades, como os festivais para crianças e as disputas dos campeonatos 3 x 3, que devem movimentar bastante o ano do basquete.
No entanto, as atividades da FMB em 2013 terão início no próximo dia 25 de janeiro com a realização de uma clínica de atualização de arbitragem. A bola sobe mesmo somente em fevereiro, mês em que estão previstas as disputas da etapa classificatória maranhense da Supercopa Nordeste, categoria adulta, e do Campeonato Maranhense Sub-17, tanto no masculino quanto no feminino.
Se no âmbito estadual a programação desta temporada promete ser especial, no que diz respeito ao cenário nacional também será importante para o basquete maranhense. Todas as seleções masculinas de base (Sub-14, Sub-15, Sub-17 e Sub-19) competirão nos campeonatos brasileiros da Primeira Divisão. Já as seleções femininas disputarão os brasileiros da Segunda Divisão.
As competições com modalidades olímpicas, em função de o Brasil ser a sede das Olimpíadas de 2016, são importantes para que novos atletas sejam revelados. O Maranhão tem um grande celeiro de jogadores não só de basquete, mas também de outras modalidades coletivas. E somente com as competições é que esses jogadores são vistos e logicamente convocados para as seleções de base e depois para a brasileira. Que as federações de outras modalidades coletivas façam como a de basquete e anunciem o calendário e realizem competições.
O Maranhão, com o Maranhão Basquete, está na onda com referência ao basquete feminino, que vai disputar pelo segundo ano consecutivo a Liga Brasileira Feminina de Basquete.