A maior fábrica de craques e primeira escolinha de futebol de Imperatriz, o Marwel Esporte Clube completa nesta segunda-feira, 6 de junho de 2016, 36 anos de fundação.
“Iniciaremos as comemorações no dia 6 de junho, assistiremos à passagem da tocha olímpica dia 14, participaremos dos XXXV JEIs, pela segunda vez aclamado como embaixador, faremos exposição dos acervos no dia 27 no estádio Frei Epifânio e dia 28 na Câmara de Vereadores e encerraremos as comemorações no dia 2 de julho, às 11 horas, no nosso CT no 50º BIS, com as palestras de autoridades e outros convidados especiais e a distribuição de medalhas pioneiras”, disse José Moreira, fundador e presidente do Marwel.
História – No dia 6 de junho de 1980, o desportista, atleta, radiotécnico e técnico de futebol José Moreira Silva fundou o Marwel, como a primeira escolinha de futebol filantrópica de Imperatriz.
Em 1984, a escolinha pioneira passou a treinar o futuro do Brasil no campo do 50º BIS. Na ocasião, com apoio dos hoje coronéis do Exército Brasileiro, Caracas e Daladier, para que os pequenos tivessem mais segurança. Lembrando que o novo comandante do 50º BIS, Tenente Coronel Roberto Furtado, é padrinho das crianças e adolescentes da associação esportiva.
Objetivo – A função do Marwel é defender e incentivar os semelhantes, contribuindo para sua formação não só no futebol, como também em outras profissões. Para essa finalidade, o Marwel conta com apoio do poder judiciário, médicos, advogados, jornalistas, vereadores, empresários e militares.
Revelações – Atletas que passaram pelo Marwel e já encerraram carreira: Augusto e Fagundes (in memoriam), Alencar, Batoré, Frank, Rodson, Wilson, Lamartine, Diná e Lindoval. Jogadores que passaram pelo Marwel e que estão em plena atividade: Wanderson (Coritiba), Dennis (Atlético de Azerbajão), Léo Carvalho (Goianésia), Rayllan (Vitória da Conquista), Elifrank (Paranoá) e Ariel (Atlético-GO).
Reconhecimento – Pelo seu trabalho, Moreira do Marwel recebeu o título de Cidadão Imperatrizense, comenda Barão de Coroatá, prêmio Rotary Internacional, comenda Amigo do 50º BIS, 3º BPM. Foi reconhecido pela Sedel de Imperatriz como embaixador dos Jogos Escolares, entre outras homenagens.
Publicado em Esporte na Edição Nº 15624
Comentários