Aluno/atleta do Graça Aranha vibra com a possibilidade da medalha de ouro

O Graça Aranha, de Imperatriz, e o La Rocque, de João Lisboa, estão classificados para a final do futsal infanto masculino (15 a 17 anos) da etapa estadual dos Jogos Escolares Maranhenses 2015 (JEMs). As duas escolas sofreram, mas mostraram força dentro de quadra e conseguiram vitórias decisivas nas semifinais, que foram disputadas na manhã dessa terça-feira (29), no Ginásio Castelinho.
No duelo entre o Graça Aranha e o Dom Quixote, a escola de Imperatriz começou melhor e conseguiu marcar o primeiro gol antes do intervalo, mas o Dom Quixote foi ao ataque na etapa final e pressionou o seu adversário, que tinha dificuldades para se fechar na defesa e explorar os contragolpes. Faltando 20 segundos para o fim do jogo, com a utilização do goleiro-linha, o Dom Quixote conseguiu o empate por 1 a 1, levando a decisão para os pênaltis.
Mesmo com o nervosismo dentro e fora de quadra, Dom Quixote e Graça Aranha acertaram as suas duas primeiras cobranças. Na terceira finalização do Dom Quixote, porém, o goleiro Jonas fez a defesa pelo Graça Aranha, que não desperdiçou a cobrança seguinte e garantiu a vaga para mais uma final dos JEMs.
Herói da classificação do Graça Aranha, Jonas vibrou com a sua participação decisiva na semifinal e enalteceu o empenho da escola de Imperatriz, que superou todas as dificuldades para voltar à decisão dos JEMs. “É uma alegria infinita por ter ajudado, estamos aqui para isso. Não sou o goleiro titular, mas o professor contava comigo e eu estava focado. Mostrei que estava capacitado, entrei para defender e defendi. Agora vamos para a final, é tudo ou nada para a gente”, comemorou o goleiro.
Na outra semifinal, o La Rocque, de João Lisboa, pressionou o Colégio Militar Tiradentes I no começo do primeiro tempo e não demorou a marcar o primeiro gol. Depois disso, o Militar Tiradentes equilibrou as ações, conseguiu boas jogadas no ataque, mas não conseguiu o empate e ainda sofreu o segundo gol do La Rocque, a um minuto do intervalo.
O prejuízo de dois gols não abateu o Colégio Militar Tiradentes I, que contava com o apoio da torcida. Com uma forte marcação na quadra de ataque, o CMT passou a ter maior posse de bola e pressionou o La Rocque, que se fechou na defesa. A pressão deu resultado: com dois gols em três minutos, o Militar Tiradentes deixou tudo igual no Castelinho e deu a impressão de que conseguiria a virada. O La Rocque, porém, aproveitou um erro na saída de bola do CMT e marcou o terceiro gol, já nos minutos finais. No desespero, o Militar Tiradentes utilizou o goleiro-linha para buscar o empate, mas o La Rocque, no contragolpe, definiu o jogo em 4 a 2.
Para o professor Marcílio Souza, o empenho dos jogadores do La Rocque foi fundamental para a classificação, já que o Colégio Militar Tiradentes I fez uma boa partida e vendeu caro a vaga na final. “É um grupo que veio de longe, mas está muito focado, que tem muita vontade e determinação. Acho que eles se dedicaram ao máximo, treinaram muito, encaixaram a marcação do jeito que precisava. Na final, faremos um bom jogo contra o Graça Aranha”, disse Marcílio.
As partidas decisivas do futsal infanto masculino serão realizadas na manhã desta quarta-feira (30), novamente no Ginásio Castelinho. A decisão do terceiro lugar entre Dom Quixote e Colégio Militar Tiradentes I começa às 8h, enquanto Graça Aranha e La Roque disputam, às 9h, a medalha de ouro dos JEMs.