Teve início as disputas das modalidades coletivas da etapa infantil (12 a 14 anos) dos Jogos Escolares da Juventude 2016. Competição de abrangência nacional, reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o País. A delegação maranhense disputa, nessa fase, as modalidades de handebol, voleibol, basquetebol e futsal.
Os alunos-atletas campeões dos Jogos Escolares Maranhenses – JEMs 2016 vão agora em busca da vitória pelos títulos nacionais, que nesta edição serão disputados em três divisões. Este é um momento importante para muitos estudantes que pretendem seguir carreira esportiva, pois nos JEJ reúnem-se muitos observadores e técnicos das seleções brasileiras de base das quatro modalidades presentes nas competições.
Já na estreia, as meninas do basquetebol da segunda divisão do colégio maranhense Educallis venceram as alunas do colégio cearense Ari de Sá Cavalcante, com placar de 34 a 18. O futsal masculino da primeira divisão também começou com vitória. Os alunos do colégio maranhense Magnólia ganharam dos paranaenses do Centro Educacional Paulo Freire por 4 a 3 gols.
O handebol feminino maranhense da segunda divisão, representado pelas meninas do Colégio Barbosa de Godóis, também começou a competição com o pé direito e venceu as piauienses da escola Julia Nunes Alves com placar de 24 a 5 gols. Não foi diferente para o handebol masculino. Os garotos da escola maranhense de Imperatriz, Arteceb, venceram os alunos da Escola sul-mato-grossense Castelo Branco na primeira divisão por 23 a 12 gols.
A competição dos JEJ é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de quatro mil cidades participantes.
Publicado em Esporte na Edição Nº 15720
Comentários