A menos de uma semana da largada do 20º Rally dos Sertões, que acontece dia 19 na Avenida Litorânea, em São Luís, a equipe maranhense que disputa a maior prova automobilística do país intensifica treinos e competições de olho no bom desempenho das três categorias, caminhão, moto e quadriciclo, que compõem a equipe que representa o Maranhão.
Foi o que fez a dupla Fábio Cadasso e João Afro, que correm o Rally pela Ford na categoria caminhão. Recém-chegados de Fortaleza, os meninos trouxeram, além da experiência em participar de mais uma importante competição, a 5ª colocação na Copa Troller Nordeste, etapa Fortaleza, considerada uma das mais difíceis de regularidade do país.
“A prova exigiu muito do piloto e também do navegador e sem dúvida estamos felizes com o nosso desempenho na competição, porque além de ser uma prova bastante difícil onde superamos desafios constantes, a competição serviu para deixar nossa equipe mais alinhada para o Rally dos Sertões”, explicou o campeão brasileiro 2011, Fábio Cadasso, piloto da categoria Caminhão/For.
De Fortaleza, os pilotos seguiram para São Paulo com o objetivo de conferir de perto o caminhão que será utilizado durante os dez dias do Rally. A bordo do F350 4x4, Fábio Cadasso e João Afro não veem a hora de começar a competição.
“Estamos bem ansiosos e felizes com a chegada do rally em nosso estado, muitos meses de preparação e muita luta, mas felizmente o Governo do Maranhão e a Cemar acreditam no potencial da equipe e se Deus quiser vamos representar bem o nosso estado”, afirmou João Afro, navegador da categoria Caminhão/Ford.
Categoria moto
Na categoria moto, o Maranhão participa da competição em bloco, serão sete pilotos, Ricardo Medeiros, Márcio Sousa, Luciano Nóvoa, Paolo Mussalém, Abelha, Glauco Feitosa e Sílvio Moreira, pilotando uma Honda CRF450.
Nos últimos dias, o grupo participou de campeonatos e treinos, a exemplo de Glauco Feitosa, primeiro colocado em Teresina no Enduro Fim. “Apesar do rally partir de São Luís e termos cinco especiais dentro do Maranhão, o Sertões é uma competição de altíssimo níveo técnico e precisamos de muito preparo”, explica.
Já os experientes pilotos, Paolo Mussalém, Ricardo Medeiros, Silvio Moreira e Abelha, categoria Máster, Márcio Sousa e Luciano Nóvoa, categoria júnior, correram a 7ª etapa do maranhense de Enduro de regularidade em Barreirinhas. Para Paolo, 1º colocado na etapa, a competição foi válida para afinar o nível técnico da equipe.
“Buscamos participar sempre de todas as competições com o único objetivo de melhorar cada vez mais o nível da equipe”, disse.
Categoria quadriciclo
Na categoria quadriciclo, o trio Antonio Ataíde, o Pesão, Luzinho e Bento Alves, o Jatobá, acelerou na trilha do município de Cachoeira Grande interior do Maranhão. O local, segundo eles, é bem semelhante ao que devem encontrar durante as etapas especiais dentro do estado. De acordo com Antonio Ataíde, atual campeão brasileiro de quadriciclo, categoria graduado, o terreno de piçarra e areia auxiliam na intensificação dos treinos. “Precisamos elevar cada vez mais o nível de dificuldade para entrar na prova com um bom nível técnico e enfrentar as cinco etapas finais fora de casa”, comenta.
Sorteios
A edição de 20 anos do Rally dos Sertões terá um roteiro de 4.846 quilômetros, dos quais 2.296 quilômetros de trechos cronometrados. O rali larga no dia 18, em São Luís, e chega em Fortaleza, no dia 28. Vai cruzar cinco estados Maranhão, Piauí, Tocantins, Pernambuco e Ceará. A equipe Maranhão é patrocinada pelo Governo do Maranhão e Cemar e pode ser acompanhada por meio das redes sociais facebook (Equipe Maranhão no Sertões) e no twitter (@maranhaosertoes).
Comentários