Composto por seis atletas, grupo participa de sua primeira competição nacional

A Associação Delson de Artes Marciais (Asdam) encerrou o ano com outro resultado expressivo, concluindo 2012 com um balanço positivo em todas as competições que disputou. Os atletas de kung fu, arte marcial criada na China, da Asdam conquistaram para o Maranhão sete medalhas no 17º Campeonato Brasileiro de Kung Fu, disputado em São Paulo nos dias 15 e 16 de dezembro.
Seis lutadores e, ainda, o mestre Delson Teixeira viajaram para disputar a primeira competição da primeira turma de kung fu do Maranhão. Apesar de serem novos na arte, os atletas migraram do muay thay e do kick boxing para o kung fu e já estavam habituados a competições.
“Eles lutaram contra faixas roxas e pretas na competição mesmo sendo brancas. Eu poderia ter colocado meus alunos na categoria iniciante, mas todos eles lutaram na avançado e trouxeram medalha. Os outros mestres ficaram impressionados com a evolução em apenas um ano”, observou o mestre Delson Teixeira.
Júlio Pires, Lucian Gomes, Emanuel Oliveira, Leonardo Belfort, Adles Ferreira e Adriano Araújo levaram o Maranhão a ficar em terceiro colocado na classificação geral da modalidade Leitai (luta) e em quinto no ranking geral da competição. Foram sete Estados participantes. O kung fu no Maranhão é o mais novo, com pouco mais de um ano de atuação, e o Campeonato Brasileiro foi a primeira competição da equipe. Porém, para Leonardo Belfort, os atletas poderiam ter ido mais longe ainda.
“Para mim, houve alguns erros. Teve uma contagem errada de pontos na luta do Emanuel. O meu adversário acabou atingindo meu olho e não foi desclassificado. Não tive condições de continuar a luta. Mas eu estou feliz pela minha superação e ficaria menos feliz se ganhasse o ouro e nem lutasse direito. Eu lutei bastante”, disse Belfort.

Resultados

A Associação Delson de Artes Marciais conquistou 37 medalhas em competições nacionais durante 2012 considerando competições de muay thai e kick boxing. Além das medalhas, a Asdam tem um cinturão da competição mais importante do muay thai brasileiro. O atleta Leonardo Belfort receberá o cinturão de campeão brasileiro de Muay Thai na categoria até 70 kg em 2013.
Após ficar em segundo lugar na modalidade Kati (apresentação de movimentos), o mestre Delson Teixeira foi convocado para integrar a equipe brasileira que participará do Campeonato Mundial de Shuaishau de Kung Fu, na China, pelo também mestre Custódio Fampa.
“O Campeonato Mundial vai ser importante porque lá estão os melhores. Apesar disso, nós sempre vamos para vencer. A preparação já começa desde esta semana no Pará”, concluiu Delson.