Equipe feminina do JV Lideral vai disputar a Copa do Brasil

Dirigentes do time feminino do JV Lideral, que domingo passado conquistou o título de campeão maranhense de futebol, jogaram a toalha e já admitem que o clube só tem vaga para a Copa do Brasil.
O técnico Enio Gomes, que na verdade é quem dá a última palavra, já que essa parceria com o JV Lideral foi feita por ele através do EG Sports, disse a O PROGRESSO, na manhã de ontem, que esteve conversando com outros dirigentes de equipes femininas e estes disseram que o campeão estadual só garante vaga na Copa do Brasil.
Segundo Enio Gomes, a participação de equipes no Campeonato Brasileiro da categoria é definida através do ranking e, neste caso, o Viana é o indicado do Maranhão. A indicação é feita pela própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Neste caso, a Federação Maranhense de Futebol (FMF) errou ao colocar no regulamento do Campeonato Maranhense de Futebol Feminino que ao campeão estaria garantida participação no Campeonato Brasileiro, que começa já agora em janeiro.
Embora algumas pessoas achem que o artigo 5º do regulamento do Campeonato Maranhense de Futebol Feminino seja confuso, a situação não é bem assim. É claro até demais quando diz que o campeão garante vaga no Brasileiro, desde que preencha os requisitos exigidos pela CBF, como é o caso da equipe feminina do JV Lideral.
O que diz o artigo 5º do regulamento do Campeonato Maranhense de Futebol Feminino: “Fica assegurada ao clube campeão a indicação para participar das competições da categoria organizadas pela CBF, e/ou outras competições das quais a FMF tenha direito a participação. O campeão não atendendo aos requisitos para participar da referida competição, será indicado o 2º colocado e assim sucessivamente”.
Com a indicação sendo feita pela CBF tendo como base o ranking, é desnecessária qualquer ação da diretoria do JV Lideral, tendo em vista que é chover no molhado e gastar dinheiro à toa.
Na verdade, está de bom tamanho, já que uma equipe que treinou pouco, com poucos recursos e mais vivendo da boa vontade dos seus dirigentes, tornou-se campeã estadual. Só esse título valeria o esforço despendido.