Entre o trabalho de renovação de contratos de jogadores, contratação de reforços, busca do centro de treinamentos, prometido durante a coletiva logo após o acesso, a diretoria do Imperatriz também vive a expectativa de ampliação do quadro de sócios torcedores.
Na atual diretoria, que é comandada pelos empresários Adauto Carvalho (presidente) e Rodrigo Oliveira (vice-presidente e diretor de futebol), foi criada a vice-presidência de marketing esportivo, tendo à frente Michele Oliveira, e iniciado o trabalho para a aquisição do Sócio Torcedor. Visando o aumento desse quadro, a diretoria está trabalhando a ampliação das vantagens do clube para com os sócios torcedores, que vão desde descontos em empresas a lazer em clubes e balneários da cidade.
O programa tem como objetivo a inovação com impacto direto no faturamento dos clubes de futebol brasileiros. Utilizando a teoria de gestão da inovação, inovação no esporte e do comportamento do consumidor esportivo, aplicou-se uma análise qualitativa comparando a evolução da receita advinda dos sócios torcedores nos 12 principais clubes brasileiros. Os resultados mostram que na maioria dos casos a implementação inovadora do programa de Sócio Torcedor diminui o impacto das oscilações de receita com bilheteria no faturamento dos clubes em anos em que seu desempenho esportivo não tenha sido o esperado.
Os clubes de futebol profissional possuem diferentes fontes de receita para cobrirem seus custos e gerarem lucro visando se manterem em alto nível de competitividade. As principais fontes de receita são: receitas com estádio (ingressos, sócio torcedor, camarotes, alimentação, serviços), receitas com TV (direitos de transmissão), receitas de Marketing (patrocínio, licenciamento, venda de produtos). Qualquer clube que quiser se manter em alto nível de performance e de faturamento precisa trabalhar muito bem as três fontes de receita acima, pois todas elas são fundamentais para que consigam contratar ou desenvolver melhores jogadores e treinadores, que provavelmente irão conseguir melhores resultados em campo e gerarão mais títulos. Com mais títulos, o clube tem mais exposição, conseguindo atrair mais torcedores, mais premiações e patrocinadores, reiniciando o ciclo.
Por isso é que é importante a participação do torcedor com a aquisição da carteira de Sócio Torcedor, porque você vai ajudar na receita no caso do Imperatriz e terá direito a descontos nas empresas que já constam da relação da diretoria.
O Cavalo de Aço, que conquistou este ano o acesso à série C, agora está em outro nível e o torcedor pode participar mais ainda da evolução do clube, que em 2019 almeja chegar na série B.
Publicado em Esporte na Edição Nº 16197
Comentários