A cidade de Imperatriz vai mandar para Cuiabá, para a disputa das Olimpíadas Escolares 2012, 18 atletas que comporão a delegação do Maranhão na competição. Ao todo, a delegação imperatrizense tem 21 pessoas, já que seguirão também dois técnicos e o oficial para a região tocantina e sul do estado, Giorvanni de Pinho.
Para as competições individuais que iniciarão no próximo domingo (25), viajam neste sábado (24) cinco atletas, que vão disputar tênis de mesa, vôlei de praia e atletismo.
O atleta Edmar Pereira Santos, do Colégio Militar Tiradentes, vai representar o Maranhão no tênis de mesa. Os outros atletas das modalidades individuais da região tocantina são do Colégio Estadual Ianez Pizon, da cidade de Governador Edison Lobão, que vão representar o Maranhão no vôlei de praia e atletismo.
Na próxima quinta-feira (29), os demais atletas seguirão rumo a Cuiabá para as disputas das modalidades coletivas, como o vôlei feminino, que será representado pelo Colégio Rui Barbosa, tendo o comando técnico do campeoníssimo Getúlio Melo.
Organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), as Olimpíadas Escolares já se tornaram referência internacional, com reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional (COI), como um dos cinco maiores eventos esportivos escolares do mundo. Por isso, a edição deste ano, que será realizada de 25 de novembro a 8 de dezembro, em Cuiabá (MT), contará com observadores de comitês olímpicos e entidades esportivas de 15 países. Representantes de quatro continentes estarão na capital mato-grossense para conhecer todos os detalhes da organização do evento que reunirá cerca de 4 mil atletas. O programa de observadores tem a chancela do COI, através da Solidariedade Olímpica Internacional (SOI), e desde 2007 já levou 60 visitantes internacionais às Olimpíadas Escolares.
As Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012, para atletas de 15 a 17 anos, receberão observadores internacionais dos seguintes países: Alemanha, Argentina, Bangladesh, Camboja, Gambia, Grã-Bretanha, Haiti, Malaui, Moçambique, Paquistão, Paraguai, Portugal, República Dominicana, Sérvia e Ucrânia. “Este programa possibilita uma experiência enriquecedora tanto para os observadores quanto para os organizadores das Olimpíadas Escolares. O objetivo é realizar um intenso intercâmbio de informações e trabalhar o esporte escolar como ferramenta de integração e inclusão social em todo mundo”, comentou Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso.
Publicado em Esporte na Edição Nº 14561
Dezoito atletas de Imperatriz vão disputar as Olimpíadas Escolares em Cuiabá
Atletas imperatrizenses se juntarão aos demais do estado em São Luís e formarão a delegação maranhense
Comentários