Gabriel Vasconcelos chegou a atuar na Série B 2018 pela Ponte Preta

Assim como o Paysandu, na semana passada, o Sampaio Corrêa também protocolou uma denúncia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra o São Bento por conta de transferência de atleta de forma irregular no Campeonato Brasileiro da Série B 2018. A petição foi entregue nessa quarta-feira e tem a mesma linha de raciocínio do clube paraense, que fala que o Bentão teria contratado de maneira irregular o atacante Gabriel Vasconcelos, que está emprestado à equipe de Sorocaba desde julho pelo Corinthians.
“Entendemos que houve um artifício para burlar o Regulamento Específico da competição, que impede um clube de receber mais de 5 atletas de outros clubes da Série B. O atleta, a nosso ver, participou de 5 jogos de forma irregular e isso precisa ser punido. Nessa reta final, uma posição na classificação pode ser fundamental para nossa permanência na Série B”, disse diretor jurídico do Sampaio, Perez Paz.
Ocorre, que para Paysandu e Sampaio, o São Bento extrapolou o número de contratações permitidas de jogadores que já estavam atuando na própria Série B, o que vai de encontro com o Art. 8º do REC (Regulamento Específico da Competição) da Segundona: “Uma vez iniciado o Campeonato, cada clube poderá receber até 5 (cinco) atletas transferidos de outros clubes da Série B. O atacante Gabriel Vasconcelos seria esse nome excedente.
Na denúncia, os clubes lembram que o São Bento já havia regularizado junto ao Boletim Informativo Diário (BID) da CBF os seguintes atletas: Douglas Mendes (Paysandu), Abuda (Figueirense), Samuel Santos (Figueirense), Tony (Ponte Preta) e Joãozinho (Vila Nova). Os clubes sustentam que mesmo o atacante Gabriel Vasconcelos pertencendo ao Corinthians o jogador iniciou a competição cedido pela Ponte Preta, onde fez um jogo na Série B 2018, contra o próprio time maranhense, ainda na 7ª rodada da competição. A devolução do atleta ao Corinthians só ocorreu na 17ª rodada do certame, posteriormente, o atleta foi transferido para o São Bento.
Neste momento, o São Bento é o 12º colocado, com 43 pontos. O primeiro clube dentro da zona de rebaixamento é o Juventude, que tem 35. Sampaio e Paysandu dizem que o jogador atuou em cinco partida e, se punido, o São Bento perderia 15 pontos.
O último colocado da Série B atualmente é o Boa Esporte com 29 pontos. Caso a perda de pontos do São Bento seja realizada, a equipe paulista seria o novo lanterna com 28.
Ainda quando ocorreu a primeira denúncia, do Paysandu, o presidente do Bentão, Márcio Rogério Dias, admitiu estar tranquilo com relação ao assunto e prometeu também ir à Justiça, caso a denúncia do time paraense - agora também do time maranhense - seja rejeitada pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).