Camila Rodrigues e Michele Batista com a diretora e o coordenador do Nicolau Dino no aeroporto Renato Moreira

A delegação maranhense embarcou rumo às disputas dos Jogos Escolares da Juventude 2015 categoria infanto (15 a 17 anos), competição nacional que acontecerá de 11 a 21 de novembro, em Londrina (PR). Ao todo, o Maranhão terá uma delegação com 184 pessoas, dentre atletas, professores e dirigentes. No primeiro momento (12 a 16 de novembro) haverá as disputas das modalidades individuais e, no segundo momento (16 a 21 de novembro), haverá as disputas das modalidades coletivas.
Nessa quarta-feira (11), os atletas maranhenses que irão competir nas modalidades individuais embarcaram rumo à Londrina para o primeiro momento das disputas. Todos os atletas que compõem a delegação maranhense foram campeões em suas respectivas modalidades nos Jogos Escolares Maranhenses 2015 (JEMs) e irão lutar por medalhas em 12 modalidades: atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei e vôlei de praia.
“Depois de alcançar resultados muito positivos na etapa infantil, em Fortaleza, estamos prontos para essa nova etapa. Sabemos que serão momentos inesquecíveis para nossos atletas”, disse o chefe da delegação maranhense, Sandow Feques.
Os números dos Jogos Escolares são grandiosos. Anualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB desde 2005, reúne em cada faixa etária atletas de todo o país. Em setembro foi realizada a etapa nacional para jovens de 12 a 14 anos, em Fortaleza (CE).
“Estamos muito satisfeitos com a evolução dos Jogos Escolares da Juventude ao longo dos últimos 11 anos. Certamente ainda temos muito o que avançar, mas a cada edição estabelecemos novos padrões na organização, possibilitando a entrada de mais jovens neste processo de inclusão”, afirmou Edgar Huber, gerente-geral de Juventude e Infraestrutura do COB e gerente geral dos Jogos Escolares.
Entre os atletas que compõem a delegação maranhense nessa primeira etapa (competições de modalidades) estão Sarina Miranda (escola Nascimento de Moraes / tênis de mesa), Gabriel Henrique e Keomá Silva (Escola Rui Barbosa / vôlei de areia), todos de Imperatriz. Seguiram também nesta primeira etapa Camila Rodrigues e Michele Batista (ciclismo), do Colégio Nicolau Dino, de João Lisboa.