Um grupo de índios da etnia Canela representará o Maranhão na primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que ocorrerá de 22 a 30 de outubro, em Palmas, no Tocantins. A abertura oficial do evento está marcada para a próxima sexta-feira (23).
Mais de 600 indígenas de etnias nacionais e internacionais devem participar dos jogos. A delegação maranhense terá 50 atletas, que disputarão nas modalidades: arremesso, cabo de guerra, corrida, lutas corporais, travessia, canoagem e futebol.
A comunidade maranhense dos canelas se consagrou como campeã nos Jogos Brasileiros Indígenas, nas categorias futebol masculino e corrida de 8 mil metros. Ao todo, serão 16 modalidades dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.
A primeira edição dos jogos é organizada pelo Comitê Intertribal Indígena, com apoio do Ministério dos Esportes e da Fundação Nacional do Índio (Funai). O evento tem o objetivo integrar diferentes tribos, além de resgatar e celebrar as culturas tradicionais.
Uma delegação de índios Canela visitou o governador Flávio Dino e agradeceu pelo apoio que está sendo dado para a participação dos índios atletas nos Jogos Indígenas Mundiais. O governador prometeu que vai reformar o campo de futebol dos índios, entre outras melhorias.
A delegado indígena do Maranhão viaja nesta quarta-feira para Palmas.
Publicado em Esporte na Edição Nº 15436
Comentários