A Confederação Brasileira de Futebol sorteou na manhã desta segunda-feira os confrontos da fase preliminar da Copa do Nordeste de 2018. Os duelos ficaram assim: Santa Cruz x Itabaiana, CSA x Parnahyba, Treze x Cordino e Globo FC x Fluminense de Feira. A disputa acontecerá com jogos de ida e volta, e os quatro vencedores avançam para a fase principal do torneio, que agora só contará com 16 clubes. As datas dos jogos não foram divulgadas.
A entidade utilizou o ranking nacional de clubes para separar os oito participantes. Santa Cruz (26º), Treze (69º), Globo (77º) e CSA (90º) ficaram no chamado pote 1 e serão os mandantes nos jogos de volta. O pote 2 teve Parnahyba (100º), Itabaiana (117º), Fluminense (131º) e Cordino (sem colocação).
O Nordestão poderá ter ainda novas mudanças. O Sport, campeão pernambucano deste ano, comunicou em nota no site oficial que se desfiliou da Liga do Nordeste, que é responsável pela organização da Copa do Nordeste, na tarde da última sexta-feira. O documento é assinado também pelo Náutico.
Confrontos da fase preliminar do Nordestão 2018
Treze x Cordino
CSA x Parnahyba
Santa Cruz x Itabaiana
Globo FC x Fluminense de Feira
Só em Janeiro
Treze e Cordino vão mesmo jogar a fase preliminar da Copa do Nordeste em janeiro de 2018, como queria o Galo e diferente do que pretendia a princípio a CBF. As garantias são de Amadeu Rodrigues, presidente da Federação Paraibana de Futebol, que no final da tarde desta segunda-feira se reuniu com Manoel Flores (diretor de competições da CBF) e com representantes dos dois clubes.
O pleito trezeano se baseava pelo fato do Treze e Cordino serem os únicos dos oito clubes classificados para o pré-Nordestão que não tem calendário no segundo semestre do ano, o que impedia que os clubes mantivessem um elenco para jogar apenas dois jogos isolados.
O presidente da Federação Maranhense de Futebol, Antônio Américo, também esteve presente na reunião representando o clube local e a princípio não concordou muito com a proposta do Treze, já que o Cordino estava em atividade até a semana passada e tinha como disputar a fase preliminar ainda em julho.
Mas o mandatário paraibano disse que ao longo da reunião as partes entraram em acordo e ficou definido que em janeiro ficaria melhor para as duas equipes, já que ambas estariam com o elenco montado para as disputas dos campeonatos estaduais no início do próximo ano.
Comentários