Foi o pior dos presentes da história do Cordino. Jogando no dia do seu aniversário de 10 anos, o Cordino perdeu em pleno Leandrão, em Barra do Corda, para o Juventude, por 1 a 0, e foi rebaixado para Série B do Estadual.
O único gol da partida foi marcado por Gotinha, ainda aos 17 minutos do primeiro tempo. A torcida da Onça até compareceu em bom número no estádio em busca do milagre, mas deixou as dependências do Leandrão decepcionada com o primeiro rebaixamento da curta história do time da Região Central do Maranhão.
A primeira década do Cordino até vinha sendo de grandes feitos. Fundado em 2010, a equipe conseguiu acesso à Série A do Maranhense no mesmo ano e desde então vinha em ascensão no futebol maranhense. Vice-campeão da Série A em 2017, a equipe de Barra do Corda chegou a jogar Série D do Brasileiro, Pré-Copa do Nordeste e Copa do Brasil no ano seguinte.
Com a derrota o Cordino permanece na lanterna com apenas um ponto somado. Como só faz mais um jogo no Maranhense só conseguiria chegar aos quatro pontos e não tem mais chances matemáticas de alcançar a sexta colocação, neste momento ocupada pelo MAC com cinco pontos. Em todo Campeonato Maranhense, a equipe de Barra do Corda não conseguiu vencer nenhuma partida, a campanha do rebaixamento enumera seis jogos, cinco derrotas e um empate. Foram 13 gols sofridos e apenas dois marcados. A Onça ainda tem um jogo a fazer, mas foi rebaixada com antecipação em um aproveitamento de apenas 6,7% dos pontos disputados.