Antonio Américo deixou o abacaxi para Lira descascar e foi para Londres

Como já é de domínio público, após reunião do Conselho Arbitral ocorrido na tarde de quinta-feira, na sede da FMF, em São Luís, ficou decidido o adiamento da Copa União, que estava prevista para iniciar no dia 26 de julho, próxima quinta-feira.
O motivo alegado pela FMF é por conta da indefinição de quando será repassado o dinheiro do programa de incentivo ao esporte pelo governo, Viva Nota, que destina R$ 2 milhões para os clubes e Federação Maranhense.
No campeonato estadual, o dinheiro foi repassado para a AmaClubes, que por sua vez repassou as cotas para os dez clubes que disputaram a competição. Entretanto, em reunião do Conselho Arbitral, inadvertidamente os clubes delegaram poderes para que seja a FMF a receber e distribuir o dinheiro. Para que isso fosse possível, a entidade criou um instituto e é por esse motivo que a coisa vem pegando, pois a Secretaria de Fazenda do Estado não reconhece esse instituto como legal para receber o dinheiro. A alegação da Sefaz, através do secretário Cláudio Trinchão, é que já existe um convênio com a AmaClubes, que é quem vem recebendo e distribuindo todas as verbas destinadas aos clubes nos últimos tempos.
E ninguém sabe porque cargas d’água os clubes não deixaram a coisa como estava, ou seja, a AmaClubes, que é legítima e legal, continuar recebendo e repassando as cotas do Viva Nota. Agora a situação está aí. O presidente viajou e deixou os clubes chupando os dedos e Walter Lira para descascar o abacaxi.
Os dirigentes de clubes decidiram que sem o dinheiro do Viva Nota não tem Copa União. Como já foi dito por Trinchão, se tudo não for feito legalmente, o dinheiro não será repassado. Portanto, diante do impasse, a Copa União 2012 corre o risco de não ser realizada.
O adiamento da competição em praticamente 30 dias, já que iniciaria na próxima quinta-feira (26) e agora passou para o dia 19 de agosto, vai fazer com que os clubes fiquem mais um mês sem jogar e terão de pagar os salários dos jogadores.
Enquanto isso, o presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antonio Américo Lobato Gonçalves, viaja hoje para Londres, onde como convidado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), vai assistir às Olimpíadas de Londres. Pela previsão feita, ele marcou o início da competição justamente para quando já estiver retornado de Londres.
O vice-presidente Walter Lira assumiu, mas pouca coisa pode fazer diante do quadro deixado pelo titular. Walter Lira vai administrar nesse período dirigentes insatisfeitos e pensando em desistir de disputar a Copa União, como fizeram Santa Quitéria e Viana. O risco maior é de não acontecer a competição.