O presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antonio Américo Lobato, que neste fim de semana estará em Imperatriz, convocou para esta sexta-feira (11) os representantes de clubes para mais uma reunião do Conselho Arbitral, na sede da entidade, em São Luís.
A principal pauta será a discussão para definir a Copa União, que será iniciada somente dentro de 60 dias.
O presidente do Imperatriz, Edvaldo Cardoso, informou a O PROGRESSO que a Copa União somente será iniciada depois que for definido também quanto às cotas do programa “Viva Nota”, que está previsto para o segundo semestre.
A data mais provável para o início da Copa União é 7 de julho, com abertura podendo ser em Imperatriz em função de que os jogos do Cavalo de Aço deverão voltar para as noites de sábado, que é a preferência do torcedor.
No reunião desta sexta-feira, será discutida a mudança da forma de disputa da Copa União. Atualmente, a competição é disputada nos mesmos moldes do Estadual.
Os dirigentes vão discutir a mudança para que a Copa União deste ano seja disputada em apenas um turno, com jogos só de ida, sendo que oito equipes se classificam para a segunda fase, que será em sistema de “mata-mata”. Dos oito, ficam quatro equipes e das quatro ficam duas, que disputarão o título. O campeão garante uma vaga na Copa do Brasil de 2013. A outra vaga é do campeão estadual.
A Copa União será disputada pelas dez equipes que disputaram o Campeonato Estadual, inclusive as duas que serão rebaixadas. No caso, o Sabiá, que já está rebaixado, e Cordino ou Moto.
O Cordino será o rebaixado se perder as duas partidas da semifinal para o São José. O Moto ficará nessa condição se o Cordino vencer pelo menos um dos jogos da semifinal. A Onça tem 14 pontos na classificação geral, mas tem ainda pelo menos mais dois jogos. Se vencer pelo menos um, permanece na primeira divisão. Já o Moto tem 16 pontos, mas não joga mais.
Publicado em Esporte na Edição Nº 14398
Comentários