Na manhã dessa quarta-feira, no Hotel Luzeiros, a FMF realizou o II Congresso Técnico do Futebol Maranhense. Na ocasião, apresentou o calendário de competições para a temporada 2013.
Pelo que ficou definido, o Campeonato Maranhense da Primeira Divisão de 2013 será disputado de 17 de fevereiro a 19 de maio, com jogos às quintas-feiras e domingos. O torneiro terá a participação de dez clubes (os oito que permaneceram na Série A e mais os dois (campeão e vice) da segunda divisão deste ano, cujo acesso será disputado em dezembro.
O Campeonato Maranhense de 2013 não valerá vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D de 2014 e receberá o nome do seu patrocinador, a Chevrolet, que arcará com parte das despesas. Isso porque, a partir de 2014, o representante do Maranhão na Série D será o campeão maranhense daquele ano. Como a Federação Maranhense de Futebol (FMF) passou a cumprir o calendário determinado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em relação aos estaduais, que têm de ser realizados de janeiro a maio, não tem mais necessidade de que o campeão maranhense do ano anterior seja o representante do estado na Série D. Em 2013, por exemplo, o Maranhão, vice-campeão de 2012, disputará a Série D. A vaga seria do Sampaio, que é o campeão maranhense de 2012, entretanto o Tubarão subiu à Série C e abriu a vaga para o MAC, que é o vice.
Também foi decido que o Campeonato Maranhense da Série B de 2013 será disputado de 1º de junho a 15 de agosto e não mais em dezembro, como ocorrerá este ano.
Extinta
Como O PROGRESSO já havia informado anteriormente, o Congresso Técnico determinou o fim da Copa União e a criação de uma competição que levará o nome de Copa BMG e será disputada pelos seis melhores colocados da Série A maranhense e mais o primeiro e o segundo colocados da Segunda Divisão de 2013. A competição será disputada de 25 de agosto a 28 de novembro, com Sampaio e Maranhão, representantes do estado nos Campeonatos Brasileiros das Série C e D, respectivamente, entrando apenas no segundo turno do torneio.
O Viana não mandou representante, mas o presidente do clube, José Carlos Costa, garantiu a presença do time no Estadual. A FMF deu prazo de até 10 dias para o Viana confirmar participação no Estadual do próximo ano, sob pena de exclusão do clube da competição.
Comentários