Jogador ‘Toró’, pivô do recurso do Imperatriz e da exclusão do Tocantins

Aconteceu, na noite dessa quarta-feira (16), o julgamento do recurso impetrado pela Sociedade Atlética Imperatriz contra o Tocantins, alegando que o time alviverde escalou um jogador com documentação falsa. Em outras palavras, o jogador está na condição daquilo que é conhecido no jargão do futebol como ‘gato’, ou seja, teve a idade adulterada. Neste caso, o jogador está com cinco anos a menos. Nascido em 95, a idade dele foi adulterada para 2000.
No julgamento, a Comissão de Disciplina da LIF, por unanimidade, excluiu o Tocantins Esporte Clube da final do Campeonato Imperatrizense Sub-19. A final, agora, será entre a Sociedade Atlética Imperatriz e Grêmio, em data que ainda será definida pela Liga Imperatrizense de Futebol.
Consultado a respeito da nova data para a final, o presidente da LIF, Luiz Gonzaga Pereira de Sousa, informou a O PROGRESSO que, em função de já estar praticamente no fim de semana, a final deverá acontecer somente no fim da próxima semana.
O Tocantins tem o direito de recorrer da decisão em uma instância superior, ou seja, ao Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão. Se persistir a decisão da Comissão Disciplinar da LIF, ainda tem o Superior Tribunal de Justiça Desportiva - STJD, a quem compete a decisão final. Teria ainda a justiça comum, que não é recomendável, pois feriria normas do futebol, que proíbem clubes recorrerem a essa instância.
A reportagem tentou contato com a diretoria do Tocantins, que não retornou as ligações efetuadas. Mas, pelo que se sabe, o Tocantins não estaria disposto a recorrer da decisão, mesmo porque são remotas as possibilidades de uma reviravolta.
Vale lembrar que o jogador em tela é Gabriel Muniz Gonçalves, que é chamado de ‘Toró’, nascido em 5/9/95, nome que consta na certidão de nascimento do Maranhão, que é a certa. Neste caso, ‘Toró’ tem atualmente 22 anos. Mas ele tem outra certidão, esta feita no Piauí, com o nome de Mairon Gabriel Gonçalves de Sousa, com data de nascimento em 13/05/2000, com idade atual de 17 anos. Atualmente, o jogador é conhecido por Mairon.
Vale lembrar que muita gente conhecia esse ‘gato’ do Gabriel e ele já teria jogado em outras equipes locais, já com o nome de Mairon. Mas, como o caso só foi denunciado agora, essas equipes nada têm a ver com o que passou.