Com o jogo isolado entre Botafogo e Tiradentes, campeão e vice do ano passado, começa hoje o Campeonato Municipal da 1ª Divisão. Esse confronto, que será realizado no estádio municipal Frei Epifânio, às 20h15, oficializará a abertura da competição.
Essa é a 35ª edição do Campeonato Imperatrizense da 1ª Divisão, que tem o Marília com o maior número de conquistas, seis ao todo. Portanto, o Azulão é hexacampeão imperatrizense. Em seguida, vem o Botafogo, que é tetracampeão. O Maranhão, clube desativado, é tricampeão.
A história do Campeonato Amador de Imperatriz começou em 1978, com a fundação inicialmente da Liga Imperatrizense de Desportos (LID) e que depois, com o Estatuto do Torcedor, que é um resumo da Lei Pelé e Lei Zico, se transformou na Liga Imperatrizense de Futebol (LIF).
Modificada
Em relação ao ano passado, houve modificações na fórmula de disputa do Campeonato Amador de 2012. Prevaleceu a formação de dois grupos com seis equipes cada um. Entretanto, ao contrário do que ocorreu ano passado, quando as equipes jogaram entre si dentro dos respectivos grupos, este ano, na primeira fase, os confrontos serão entre equipes do grupo A contra as do grupo B. A outra modificação é que as quatro equipes de cada grupo que se classificarem para a segunda fase vão se confrontar com elas próprias. A 1ª colocada do grupo A joga contra o 4º, o 2º contra o 3º. Da mesma forma acontecerá com o grupo B. Os jogos serão de ida e volta. As quatro vencedoras disputam a semifinal, também em jogos de ida e volta. A final será apenas em uma partida e nenhuma das equipes terá vantagem. Se o jogo terminar empatado, o campeão será conhecido através de penalidades máximas.
Uma terceira mudança foi que os quatro últimos (dois de cada grupo) não participarão mais de uma repescagem para saber quais os dois que descerão. Os dois últimos pelo índice técnico durante toda a primeira fase descerão para a segunda divisão automaticamente.
Os demais jogos da primeira rodada da primeira fase serão realizados neste sábado (1º/09) e domingo (02/09).
Formação de grupos
Tendo como cabeças de chaves as equipes do Botafogo (campeão de 2011) e Tiradentes (vice-campeão), os grupos, conhecidos através de sorteio, ficaram assim compostos:
Grupo A
Botafogo, JV Lideral, Riengo, Flamengo, DNER e Ferrari
Grupo B
Tiradentes, Santa Cruz, Baresi, Bangu, Juventude e Ouro Verde
Comentários