Bacabal disputou o primeiro turno do estadual de 2013 e no ano seguinte foi rebaixado

Com seis equipes, começa no dia 4 de outubro de 2017, o Campeonato Maranhense Série B de 2017. As novidades da competição são as voltas de Bacabal e Chapadinha.
O Bacabal está fora de atividade no futebol maranhense desde 2014, quando foi rebaixado. Em 2013, disputou o primeiro turno contra o Imperatriz, empatando no Correão e perdendo no Frei Epifânio. No segundo turno, não conseguiu mais se firmar. O Chapadinha não participa de uma competição no Maranhão desde 2010, quando também foi rebaixado para a segunda divisão, tentou voltar a primeira, mas não conseguiu.
A Série B de 2017 do Campeonato Maranhense será a 17ª edição da categoria. O campeão terá vaga assegurada no Campeonato Maranhense de 2018.
As associações foram distribuídas em grupos regionalizados. As equipes de cada grupo disputarão jogos de ida entre si e se classificam para a segunda fase as semifinais os melhores times de cada grupo e o melhores segundo colocado.
A fase final irá ser dividida em semifinais e final respectivamente. Garantem as vantagens as duas equipes melhores colocadas na classificação geral (independentemente das classificações grupais).
A Associação vencedora do confronto Final da Fase Final será declarada Campeã do Campeonato Maranhense de Futebol Profissional da Série B de 2017 e será a única representante na primeira divisão de 2018.
Os critérios de desempate serão aplicados na seguinte ordem: I - maior número de vitórias; II - maior saldo de gols; III - maior número de gols pró; IV - confronto direto entre as associações; V - menor número de cartões vermelhos recebidos; VI - menor número de cartões amarelos recebidos; VII – sorteio.
O Grupo A: Bacabal, Sabiá e Timon
O Grupo B: Chapadinha, Expressinho e Pinheiro