Antônio Américo voltou do Rio sem solução

O presidente da FMF, Antônio Américo Lobato Gonçalves, voltou a São Luís depois de participar de uma série de reuniões no Rio de Janeiro, na sede da CBF. Primeiramente, o dirigente foi um dos integrantes da reunião para tratar do Proforte, projeto de lei que criará mecanismo para o refinanciamento da dívida dos clubes com o Governo Federal. “A presidente Dilma gostou do projeto que lhe foi apresentado. Acho que a lei será aprovada, com benefício aos clubes”, disse Antônio Américo.
O mandatário também se reuniu com dirigentes da Liga do Nordeste e Esporte Interativo. Na oportunidade, foram tratados assuntos relativos à Copa do Nordeste de 2015. O presidente da FMF contou que Sampaio Corrêa e River-PI não terão direito ao dinheiro da cota que será paga por jogo para os times participantes da Copa do Nordeste de 2015. Os campeões do Maranhão e do Piauí terão todas as despesas pagas, incluindo passagens, hospedagens e alimentação, para os jogos fora de casa, entretanto terão de se contentar apenas com a renda das suas partidas em casa. É que o Esporte Interativo, que tem contrato de cinco anos para transmitir os jogos da competição, não acenou com aumento do valor da parceria, tendo repassado apenas R$ 5 milhões à Liga do Nordeste. Esse dinheiro é suficiente somente para o pagamento das despesas dos participantes e cotas para aqueles times que já estavam incluídos no torneio. Como Sampaio e River estrearão em 2015, não terão direito à cota. Isso na primeira fase. Se passarem para a segunda etapa, aí sim, terão direito ao mesmo valor dos demais clubes a cada partida.
Quanto a Moto e Piauí, os vice-campeões, estão confirmados na Copa do Nordeste de 2015, mas do jeito que foi anunciado antes. Ou seja, pagando suas despesas. As Federações do Maranhão e do Piauí tentam viabilizar os recursos para custear os seus dois filiados, tanto que se responsabilizaram pelo pagamento das despesas. “Vamos conseguir patrocínios”, acredita o presidente da FMF, Antônio Américo.