Na manhã da última segunda-feira (12), foi encerrada a primeira fase do Campeonato Maranhense Sub-19. Entretanto, a definição de todos os classificados dependerá de decisão da Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva-TJD-MA .
Pelo grupo C, garantiram vaga na segunda fase as seleções de Santa Luzia do Paruá e Maranhãozinho. Cordino e Marília obtiveram classificação no grupo D . Santa Luzia do Paruá e Cordino serão cabeças de chave na fase seguinte.
Nos dois grupos da capital, apesar dos confrontos concluídos, será necessário aguardar posicionamento do Tribunal de Justiça Desportiva para serem conhecidos os quatro classificados de cada grupo. Ocorre que tramitam processos contra o Moto Club, Sampaio Corrêa e São Luís, por supostas escalações de atletas irregulares. Os clubes foram denunciados por outras equipes.
O Regulamento Especifico da competição veda a transferência de atletas entre equipes participantes, após o seu início. Pelas denúncias, as três equipes utilizaram atletas nessas condições. Havendo confirmação, após apreciação da Comissão Disciplinar, a ordem de classificação sofrerá mudanças, com a perda de pontos por estas equipes.
A segunda fase tem jogos marcados para os dias 23 e 25 de agosto. Como não há previsão da definição pelo TJD, a continuidade do Campeonato pode sofrer alterações.
Pelos números, o Campeonato Maranhense Sub-19 já realizou 54 jogos, 132 gols marcados, média de 2, 44 por partida, ataque mais positivo do Maranhão Atlético Clube, 12 gols, defesa mais vazada do Bacabal, 12 gols.
Publicado em Esporte na Edição Nº 16442
Comentários