Antonio Américo, presidente da FMF, anunciou as duas novidades

Não poderia ter sido mais proveitosa a estada, no Rio de Janeiro, do presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo Lobato Gonçalves. Nos quatro dias que passou na Cidade Maravilhosa, ele recebeu boas notícias. A primeira delas foi a informação de que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) construirá um Centro de Treinamento para as divisões de base (sub-13, sub-15, sub-17 e sub-19) em São Luís.
Segundo Américo, a capital maranhense foi escolhida para ganhar o Centro de Treinamento pelo presidente eleito da CBF, Marco Polo Del Nero. “Esse é o resultado de reivindicação que vínhamos fazendo há algum tempo. O presidente Del Nero, na quarta-feira, logo depois de ter sido eleito para comandar a CBF a partir de 2015, me deu a boa nova. O bom é que o Centro de Treinamento será construído ainda em 2014. Pretendemos inaugurá-lo entre outubro e novembro”, adiantou o dirigente.
O Centro de Treinamento será construído e será de propriedade da CBF, mas será administrado pela FMF. “O presidente Del Nero já havia prometido que o nosso estado ganharia uma obra desse porte para que os jovens atletas sejam lapidados para nossas equipes profissionais e de todo o Brasil”, pontuou o presidente da FMF.
No projeto, o Centro de Treinamento terá dois campos, com medidas oficiais, uma quadra polivalente e será equipado com modernos aparelhos para a prática de exercícios físicos.
Escola de árbitros – Outra boa notícia trazida pelo presidente da FMF é de que o Maranhão também ganhará uma Escola de Formação de Árbitros de Futebol, nos moldes da que foi montada recentemente em Recife. “O presidente Del Nero nos prometeu ajudar na criação da Escola de Formação de Árbitros. Queremos implantá-la ainda este ano”, disse Américo.
Caberá à Escola de Formação propiciar meios de formação inicial e continuada, a especialização e o aprimoramento dos árbitros, assistentes e assessores. A FMF, para montar a escola, deverá firmar convênio com uma unidade de ensino da capital maranhense para participar do projeto, que é um velho sonho dos responsáveis pela arbitragem local. “A criação da Escola de Formação será importante. Temos muitos jovens interessados em seguir a profissão. Queremos, com ajuda da CBF, oferecer uma formação qualificada e uniforme, com professores especializados. Vamos tirar isso do papel para tornar realidade”, disse o presidente da FMF, que está muito interessado em renovar a arbitragem maranhense e preparar árbitros de qualidade para o futebol brasileiro.