Time do Imperatriz, campeão maranhense de 2005 - Foto Arquivo: O PROGRESSO

No dia 10 de julho de 2005, os imperatrizenses comemoraram o primeiro título de Campeão Maranhense de Futebol, da Sociedade Imperatriz de Desportos (SID), naquela ocasião ainda com a denominação de Sociedade Atlética Imperatriz (SAI). A delegação campeã do Imperatriz foi recebida na manhã do dia seguinte, uma segunda-feira, na entrada da cidade, próximo ao 50º BIS, por uma multidão, que desfilou pelas principais ruas da cidade em um caminhão do Corpo de Bombeiros, com os jogadores, diretoria e comissão técnica, apresentando o troféu aos torcedores. 
Com o presidente Nilson Takashi no comando, Fidelis Uchôa como supervisor e um timaço, que tinha o meia Ralf, que passou pelo Corinthians, Seleção Brasileira, China e atualmente no Avaí, e as demais feras, o Cavalo de Aço realizou uma campanha espetacular e conquistou o seu primeiro título estadual. 
Na final, contra o Moto, o Imperatz venceu os dois jogos. No Frei Epifânio, venceu por 4 a 2, e no Nhozinho Santos, em São Luis,  por 3 a 2. No Nhozinho Santos, alguns jogadores do Moto provocaram uma grande confusão e houve uma briga generalizada, mas tudo acabou normal e o Imperatriz voltou trazendo em sua bagagem o título de campeão maranhense de 2015. Dez anos depois, na gestão José Carneiro, o Buzuca, o Cavalo de Aço viria conquistar o segundo título, e novamente contra um grande, o Sampaio Corrêa. Em São Luis, já que desta vez a decisão  em Imperatriz o Cavalo de Aço perdeu por 2 a 1 no Castelão. Na volta no Frei Epifânio, o Imperatriz venceu por 3 a 1 e colocou a segunda estrela no peito esquerdo do manto sagrado. 
Ano passado, com Adauto Carvalho, novamente o Imperatriz teve pela frente o Moto Club, em auma decisão espetacular. Depois de empatar em Imperatriz, pois a decisão foi novamente no Castelão, o Cavalo de Aço, depois de estar perdendo de estar perdendo de 1 a 0, empatou, o Moto fez 2 a 1, o Cavalo empatou novamente em 2 a 2 e quando tudo parecia perdido, aos 48 minutos, o Imperatriz marcou o terceiro gol e o jogo acabou 3 a 2 para o time tocantino, por coincidência o mesmo placar de dez anos depois. Estava sacramentada a terceira estrela.

Convidados
Para participarem da live, o eterno presidente cavalino, Nilson Takashi Yamada, convidou os presidentes José Carneiro Buzuca e Adauto Carvalho, campeões em 2015, e 2019, respectivamente. Os cronistas esportivos convidados são Dema de Oliveira, Marcelo Rodrigues, Carloto Júnior, Carlos Dantas e Ari Aragão. Já os jogadores, são Rodrigo Ramos, Cristiano, Denis, Diná, Clayff, Aelson e Zé Neto, que fizeram parte do time que deu o primeiro título de campeão maranhense ao Imperatriz. 
A live vai acontecer hoje no palco Itz.Show, na Rua Leôncio Pires Dourado, Bacuri, próximo ao Mix Mateus, a partir das 19h.