Por unanimidade, em reunião realizada na tarde dessa terça-feira (7), a diretoria da Federação Maranhense de Futebol decidiu manter dez equipes disputando a Série “A” do Campeonato Maranhense de 2014, ascendendo três equipes da Série “B” do Campeonato Maranhense de 2013, que se juntarão às sete que permanecerão na elite do futebol local.
No tocante ao acesso e decesso, a partir de 2014, e, na expectativa que entreveros como o que ocorreu com o Esporte Clube Viana não mais aconteçam, a regra será sempre na escala de 2 x 2, ou seja, dois clubes descem da Série “A” para a Série “B” e outros dois ascendem da Série “B” para a Série “A”.
Quanto à fórmula de disputa, a diretoria decidiu que será mantida aquela sugerida pelo vice-presidente de Competições – Antônio Henrique Moraes Rego, que, após detalhado estudo, conseguiu enxugar 33 jogos deficitários da atual fórmula da competição.
“O Campeonato Série A de 2014 será disputado por 10 agremiações divididas em 2 grupos de 5, onde no primeiro turno os times jogam entre si dentro de cada grupo, classificando-se os dois melhores colocados de cada grupo para a semifinal em cruzamento olímpico em sistema de ida e volta, classificando-se as duas melhores equipes para a final do turno”, enfatizou Antônio Henrique.
Ainda segundo Antônio Henrique, no segundo turno a única diferença na fórmula de disputa será que na fase classificatória, os times do grupo A enfrentarão os clubes do grupo B, de modo que todos os 10 times joguem pelo menos uma única vez entre si.
Publicado em Esporte na Edição Nº 14698
Comentários