Iniciado nesse sábado (21), com o jogo isolado entre Imperatriz e Viana, o Campeonato Maranhense tem prosseguimento hoje com mais três confrontos, válidos pela primeira rodada.
O Sampaio Corrêa, bicampeão maranhense de 2010 e 2011, recebe no Nhozinho Santos o vice-campeão de 2011, o Santa Quitéria, que vem com o time totalmente modificado em relação ao ano passado. A maioria dos jogadores do Santa Quitéria foi emprestado pelo JV Lideral, como os zagueiros Jackson e Fagundes, o meia Ismael e o atacante Toninho.
O Sampaio Corrêa também vem com algumas modificações em relação ao time do ano passado, mas manteve a base do time que sagrou-se campeão de 2011 e conquistou o bicampeonato.
Antes de Sampaio e Santa Quitéria, dois jogos serão iniciados às 16 horas.
Em Caxias, no estádio Duque de Caxias, o caçula Sabiá recebe o Maranhão Atlético Clube. Os torcedores de Caxias, depois de alguns anos, voltam a ter em sua cidade jogos pelo Campeonato Estadual da 1ª Divisão. Por isso, a expectativa é muito grande quanto à participação do Sabiá, campeão maranhense da segunda divisão e que pela primeira vez subiu à elite do futebol maranhense.
O outro jogo que tem início marcado para as 16 horas é Cordino x São José. A partida será realizada no Leandrão, em Barra do Corda. Tanto Cordino como São José realizaram contratações e terão novidade em suas equipes para o estadual desta temporada.
A primeira rodada do primeiro turno somente será fechada nesta segunda-feira (23), com a partida isolada entre Moto e Bacabal, às 20h15, no estádio municipal Nhozinho Santos.
Em 2012, o Estadual será disputado em dois turnos. No primeiro (com 45 jogos), as dez equipes jogam entre si, classificando-se os quatro melhores para as semifinais (no sistema eliminatório). Quem avançar decide o turno em dois jogos (ida e volta).
O segundo turno terá a mesma forma de disputa, somente alterando o mando de campo. Os quatro primeiros colocados do returno disputam as semifinais e os vencedores, a final. Caso um time conquiste os turnos, este será campeão de 2012. Caso o campeão dos turnos seja equipes diferentes, haverá a realização de mais dois jogos para a definição do título. O campeão garante vaga no Brasileiro da Série D de 2013 e na Copa do Brasil, também de 2013. O último e o penúltimo serão rebaixados.
Publicado em Esporte na Edição Nº 14310
Comentários