Interventor da FMF Antonio Américo quer o calendário cumprido de acordo com a CBF

Em data que ainda será definida, a Federação Maranhense de Futebol (FMF) vai convocar uma reunião com os clubes e a crônica esportiva para definir e divulgar o esboço do Campeonato Maranhense de 2012.
O diretor técnico Evandro Marques explicou que o estadual de 2012 começará em janeiro, para que seja seguido o calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que determina que os estaduais sejam realizados de janeiro a abril.
O estadual deste ano, embora tenha sido anunciado que iniciaria em janeiro, somente começou em março, contrariando o que determinou a CBF. Aliás, na realidade, o calendário nacional da CBF jamais foi cumprido no futebol maranhense.
De acordo com Evandro Marques, a reunião deverá ser realizada no dia 18 de novembro, mas a data ainda não está definida.
Nos últimos dois anos, o campeonato estadual do Maranhão foi disputado por pontos corridos. A partir de 2012, voltará a ser disputado em turno e returno, com quatro se classificando para a semifinal e final de cada turno. O campeão do turno decide o título com o campeão do returno. Se for a mesma equipe campeã dos dois turnos, será declarada campeã maranhense.
No próximo ano, o certame maranhense voltará a ter 10 concorrentes, com a inclusão do campeão e vice da segunda divisão deste ano. Um já está garantido: o Viana, que retornou à elite depois de quatro anos.
De acordo com o que está previsto, além do campeonato estadual, outras duas competições serão realizadas no futebol profissional do Maranhão em 2012. Uma especificamente é a Copa União, entretanto a terceira Evandro Marques somente vai divulgar na ocasião da reunião.
Os dirigentes de ligas do interior também irão participar da reunião, já que o Torneio Intermunicipal, que atualmente somente é realizado com cidades próximas a São Luís, de acordo com o que foi informado, será realizado em todo o estado, por regiões. Os campeões das quatro regiões (Tocantina, que também inclui o sul do estado, Cocais, Baixada e Metropolitana) participarão da reta final do Intermunicipal em disputa do título. Tudo como ocorria antigamente e que deixou de ser feito pela FMF.