Dirigentes da FMF na reunião do Conselho Arbitral

A Federação Maranhense de Futebol (FMF), após reunião com dirigentes, definiu o calendário do futebol maranhense na temporada de 2015. A primeira competição a ser disputada será a Supercopa Maranhão, no fim de janeiro, que contará com a participação de Sampaio Corrêa, Moto Club, Ceará e Fortaleza. O campeão do torneio levará R$ 100 mil.
O Campeonato Maranhense, por sua vez, terá início no dia 1º de fevereiro, com duração exata de três meses. No Congresso Técnico, realizado na semana passada, a FMF havia definido antecipar o início da competição, mas o Conselho Arbitral, até para que os clubes tenham um prazo maior para a pré-temporada, definiu pelo início em fevereiro.
O regulamento será mantido: as dez equipes foram divididas em dois grupos, com os melhores de cada grupo avançando às semifinais de cada turno. No primeiro turno, as equipes enfrentam os oponentes de seu grupo. No segundo turno, os duelos serão contra os times da outra chave. Tirando o Sampaio Corrêa, que já está garantido na Série B, a melhor campanha do Estadual disputará a Série D.
Além disso, a FMF deu maiores detalhes sobre a disputa da Série B de 2015. A Federação criou um torneio seletivo para a Segundinha, com inscrição entre os dias 5 de julho e 9 de agosto. Se quatro equipes confirmarem presença, o torneio será realizado, com as duas melhores campanhas garantindo a vaga na disputa da Série B. A Segundinha, que contará com a presença do Maranhão Atlético, garantirá acesso apenas ao campeão, já que a FMF sinalizou a redução de participantes até a temporada de 2017, quando terão apenas oito equipes no Estadual.
Para o segundo semestre, a FMF prevê a realização da Copa Cidade de São Luís, que seria uma espécie de ‘prévia’ do Estadual de 2016, contando com os dois melhores times da Segundinha e os seis primeiros colocados do Campeonato Maranhense. A Copa Cidade, porém, depende de um patrocinador para sair do papel.