A primeira divisão do Futebol Maranhense é disputado por oito equipes: Imperatriz, Moto, Sampaio Corrêa, Maranhão, Juventude-Samas, Cordino, São José, Pinheiro. Com atividades paralisadas desde março, em função da pandemia do coronavírus, felizmente para alegria dos desportistas que gostam de futebol, a Federação Maranhaense de Futebol (FMF), Clubes e Governo do Estado vão sentar para discutir a retomada das competições do futebol no estado.
A situação dos oito clubes que disputam a primeira divisão do futebol maranhense é difícil e por isso aconteceram dispensas de jogadores, como o Sampaio que mandou embora 14, Moto Club dispensou 4 e duas equipes dispensaram todo o plantel, casos do Cordino e Pinheiro. Mas a pior situação é a do São José, que além de também estar sem time, o seu presidente, Paulo Campineiro, informou que o Peixe Pedra desistiu do Campeonato Maranhense 2020. Mas isso pode não ser definitivo, porque se acontecer, o São José não poderá voltar ano que vem na primeira divisão e terá de disputar o acesso. Neste caso, seria convocada a equipe vice- campeã de 2020, que é o Clube Atlético Babaçu de Bacabal. Mas vai ter muita conversa, para que o presidente do Zequinha, Paulo Campineiro, desista da decisão de retomar o Campeonato Maranhense de 2020.
As duas únicas equipes que até o momento não anunciaram dispensas, foram Imperatriz e Maranhão. Os dois clubes vêm, mesmo a duras penas, mantendo os seus plantéis. O Imperatriz fez um acordo com os jogadores de redução de salários, e a cota da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foi dividida entre eles. Até o mês passado, o Cavalo de Aço, estava com salários em dia e segundo a diretoria, serão mantidos.
A FMF marcou a retomada do Campeonato Maranhense de 2020, para o dia 1° de agosto. A edição do Maranhense esse ano é comemorativa, pois marca os 100 anos da competição.
Publicado em Esporte na Edição Nº 16645
Comentários