Presidente da LIF, De Assis, que está com tudo pronto para iniciar o certame, com o vice-presidente da FMF, Luizinho - Foto O PROGRESSO

Regulamento e forma de disputa já definidos e dez equipes nas disputas. Tudo já está pronto para o ponta pé inicial do Campeonato Imperatrizense Sub-19 de 2020. Entretanto, ainda não tem data para começar. Isso devido as questões de bastidores, no que se refere ao patrocínio da competição, que será através do Incentivo ao Esporte, que requer alguns requisitos e acima de tudo, muita burocracia. Por conta disso, o Campeonato só poderá começar quando tudo estiver normalizado, fato que deve acontecer até a próxima semana.
O Campeonato Imperatrizense de 2020 terá a participação de dez equipes, que foram divididas em dois grupos de cinco, assim definidos:

Grupo A                                                 Grupo B
Distribuidora Mila                                    Cavalo de Aço             
Guarani                                                   Baresi
Servilha                                                   JV Lideral
Tocantinense                                           Marília
Marwel                                                     ACJAP

O Campeonato Imperatrizense Sub-19, que é de fundamental importância, tendo em vista que sempre contribui para a formação das equipes principais que vão disputar o Campeonato Imperatrizense da 1ª Divisão.
De acordo com o regulamento e a forma de disputa, a competição será disputada em três fases: na primeira as equipes jogam entre si nos seus respectivos grupos e duas de cada grupo, se classificam para a segunda fase; nesta fase, que é a semifinal, acontecerão os confrontos e os dois vencedores, se classificam para a final. Vale lembrar que são sempre em jogos apenas de ida. Nenhuma equipe tem vantagem na final e caso termine empatado, a decisão será em cobranças de pênaltis.
O atual campeão imperatrizense Sub-19 é a equipe do Cavalo de Aço, entretanto, existe um recurso do Marília, que foi eliminado na época, por supostas irregularidades, e está contestando o caso no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) do Maranhão.