Delegação do Maranhão, comandada por Ranieri Mazzili, já se encontra em Lauro de Freitas

O Centro Pan-Americano de Judô receberá nos dias 9 e 10 de outubro, em Lauro de Freitas (BA), judocas de 26 seleções estaduais em busca do título do Campeonato Brasileiro Sênior 2018. A competição distribui os últimos 180 pontos no Ranking Nacional da CBJ e os líderes de cada categoria, ao final do evento, garantirão uma vaga na seleção principal para defender o Brasil em 2019. As finais de todos os pesos serão na quarta-feira (10).
A Seleção Maranhense de Judô Sênior já se encontra em Lauro de Freitas, sob o comando do professor Ranieri Mazzili. Sete atletas, entre masculino e feminino, fazem parte da delegação maranhenses, e são eles: Ítalo Mazzili Cabral de Carvalho, Maiccon Douglas Cortez Silva, Pedro Vitor Fonseca Resende, Isabele Sousa de Oliveira, Adryelle Karolynny Santos Pinheiro, Luciana Oliveira Coelho, Brenda Andrea Carvalho Barbosa. 
A competição promete ser de alto nível técnico, contando com a participação de 315 atletas de todo o país, entre eles judocas que disputaram na última semana o Campeonato Mundial de Baku, como Rafaela Silva (57kg), Mayra Aguiar (78kg) , Jéssica Pereira (52kg), Gabriela Chibana (48kg), Tamires Crude (57kg), Ellen Santana (70kg), Victor Penalber (81kg) e David Lima (73kg).
E a briga pelos pontos que garantirão a liderança no Ranking Nacional reserva ainda um tempero especial ao Brasileiro. Até o momento, os judocas que lideram as categorias olímpicas são Ítalo Mazzili (60kg/MA), Diego Santos (66kg/BA), Alex Pombo (73kg/RS), Guilherme Schimidt (81kg/DF), Eduardo Bettoni (90kg/MG), Renan Nunes (100kg/RS) e Jonas Inocêncio (+100kg/SP), no masculino; Gabriela Chibana (48kg/SP), Eleudis Valentim (52kg/SP), Tamires Crude (57kg/RJ), Alexia Castilhos (63kg/RS), Bárbara Timo (70kg/SP), Camila Ponce (78kg/MS) e Beatriz Souza (+78kg/SP), no feminino. Para esses atletas, o título nacional significará também o passaporte para vestir o judogi da seleção no ano que vem.
O campeão brasileiro soma 180 pontos; o vice, 125; e os terceiros colocados ficam com 100 pontos. A 4ª colocação dá 80 pontos; a 5ª, 60; os sétimos garantem 45 pontos e só de participação são 15 pontos. Veja aqui o regulamento completo do Ranking Nacional Sênior CBJ.
As atividades na cidade baiana começaram ontem, com o credenciamento de técnicos e atletas, que aconteceu das 12h às 16h, no CPJ. Em seguida, às 17h30, o sorteio das chaves definiu os primeiros confrontos do Brasileiro.
Todas as 16 categorias de peso, femininas e masculinas, vão ao tatame na terça-feira, 09, para o primeiro dia de disputas. Os combates começarão pelos pesos Superligeiro, Ligeiro, Meio-Leve e Leve, às 9h. A abertura oficial será às 14h e os combates dos pesos Meio-Médio, Médio, Meio-Pesado e Pesado começarão às 14h30. As disputas por medalhas ficarão para quarta-feira, 10, começando pelas definições dos bronzes, a partir das 9h. As lutas pelo título nacional serão a partir das 12h.