As disputas do Campeonato Brasileiro de Judô movimentaram o final de semana em São Luís. Ao final de dois dias intensos de disputas nas classes sub-13 ao sênior, o regional na capital consagrou o Maranhão e o Amazonas campeões no masculino e feminino, respectivamente.
O evento, que foi realizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), em parceria com a Federação Maranhense de Judô (FMJ) teve a participação de cerca de 481 atletas dos Estados do Maranhão, Pará, Piauí, Amapá, Amazonas e Roraima e contou pontos para o ranking nacional garantindo vagas para o Brasileiro Final, que será disputado em competições individuais por gênero e por classes de idade, a primeira etapa já acontece em junho, na Bahia.
Na abertura, algumas autoridades estiveram presentes e compuseram à mesa de honra, dentre eles o presidente da Confederação Brasileira de Judô, Sílvio Acácio Borges, o presidente da Federação Maranhense de Judô Rodolfo Leite, o secretário adjunto de Esporte e Lazer do Estado do Maranhão Azevedo Neto e os presidentes estaduais das federações participantes: Alcindo Campos (PA), David Azevedo (AM), Adriano Lins (AP) e Reginaldo da Fonseca (PI).
A competição em São Luís marcou uma das disputas mais equilibradas entre os regionais. O Maranhão levou a melhor nas categorias masculinas, conquistando 10 ouros, 14 pratas e 27 bronzes. O segundo lugar no masculino ficou com o Pará, que levou 125 judocas. O Amazonas ficou em terceiro, o Piauí em quarto, o Amapá em 5º e Roraima em 6º lugar.
“Sediar o Campeonato Brasileiro Região I foi um grande desafio para nossa federação. Desafio que abraçamos com muito empenho e colaboração de nossos afiliados. O Maranhão já tem tradição em realizar grandes eventos do judô, manter essa tradição era o nosso objetivo. Objetivo esse, que acreditamos ter alcançado. Em relação ao resultado geral masculino, o Maranhão sempre vinha brigando por esse título nas versões anteriores, conquista-lo em casa foi a comprovação de que valeu a pena todo o esforço envolvido para realizar o evento. Este título nos deixa muito confiantes para buscarmos grandes resultados em nível nacional, nos brasileiros finais, com possíveis participações em seleções e campeonatos internacionais”, destacou Rodolfo Leite, presidente da Federação Maranhense de Judô, anfitrião do Regional I.
No feminino, o título foi para o estado do Amazonas, que conquistou 12 medalhas de ouro, quatro pratas e dois bronzes. As maranhenses ficaram em segundo lugar, seguidas por Piauí (3º), Pará (4º), Amapá (5º) e Roraima (6º).
“Nós estamos muito felizes com esse título no feminino. Tivemos muitas dificuldades para chegar em São Luís e lutar. A garra, a dedicação e o nosso amor pelo judô foram o grande diferencial dos amazonenses. É o meu primeiro título como presidente da Federação de Judô do Amazonas e estamos nos empenhando para melhorar a cada dia mais o judô amazonense, alinhados com as diretrizes da CBJ”, avaliou David Azevedo, presidente da Fejama.
Além das disputas equilibradas, o Brasileiro da Região I foi marcado também por um momento de reverência e emoção, quando o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges homenageou Chico Neto, presidente licenciado da
FMJ, e Adriano Lins, novo presidente da Federação Amapaense de Judô, que assumiu o posto recentemente no lugar de Antonio Viana. Ambos receberam a comenda do aniversário de 50 anos da Confederação Brasileira de Judô, que foi entregue a todos os presidentes de Federações Estaduais.
“Ficamos muito satisfeitos com a competição realizada em São Luís. Evento muito bem organizado e muito bem estruturado. E o resultado foi com excelentes revelações e me deixa mais feliz é que temos uma caminha para os ciclos olímpicos próximos muito bem embasada com ótimos atletas”, pontuou Sílvio Acácio Borges presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ)
A delegação Maranhense contou com 130 inscritos, seguindo do Pará com 125, Piauí com 86, Amazonas com 70, Amapá 62 e Roraima 8. Com um total de 481 inscritos e participantes do campeonato.
Publicado em Esporte na Edição Nº 16362
Comentários