Chegou ao fim, na noite da última quinta-feira (18), o Campeonato Imperatrizense da Primeira Divisão de 2014, com a decisão entre Botafogo e Santa Cruz. Com um público muito bom que compareceu ao Frei Epifânio, comprovando o prestígio do futebol amador de Imperatriz, cuja disputa iniciou-se em 1978, Botafogo e Santa Cruz iniciaram a partida a todo vapor.
O primeiro tempo terminou empatado, em um jogo muito equilibrado. As duas equipes trabalhavam mais o meio-campo e arriscavam pouco. Ambas tiveram oportunidade de marcar, mas isso não aconteceu nos primeiros 45 minutos.
No segundo tempo, antes de três minutos, exatamente aos 2 minutos e 58 segundos, o Botafogo abriu o marcador. Elenilton foi lançado em profundidade e tocou na saída do goleiro Miguel, do Santa Cruz. Com vantagem no placar, o técnico Buiú, do Botafogo, reforçou a marcação. Mesmo assim, o Santa Cruz, por duas vezes, esteve para empatar e até virar o placar, mas os atacantes da Cobra Coral não tiveram competência.
E como quem não faz acaba levando, foi isso que aconteceu com o Santa Cruz. Novamente Elenilton foi lançado por Rubens e marcou o segundo gol do Botafogo aos 33 minutos.
O excelente árbitro Ranilton Oliveira deu cinco minutos de acréscimo, do que aproveitou-se o Santa Cruz para fazer o gol de honra, marcado por Ricardinho, também conhecido por “Mister M”, aos 50 minutos. Ele chutou de fora da área no canto alto esquerdo do goleiro Vicente.
O Botafogo foi campeão com o futebol de: Vicente, Danio (Jhemes), Fagundes, Josemar e Jayme (Esquerdinha); Marcelo, Lindó (Bruno), Rubens, William (Rubão); Rubsen (Romário), Elenilton (Rogério). O Santa Cruz jogou com: Miguel; Marcos (Eduardo), Zanata, Vanderlei e Valdanis (Júnior); Washington (Kidão), Maguin (Júnior), Danda (Marquinhos) e Almeida; Pitstak (Bruno) e Ricardinho.
Pentacampeão
Com a conquista do título de 2104, o Botafogo ganhou o pentacampeonato imperatrizense de futebol. O time da Estrela Solitária da Vila Lobão já havia conquistado os títulos de 2003, 2008, 2009 e 2010.
O Santa Cruz foi campeão em 2012 e agora ficou com o vice-campeonato.
Números do campeonato
Foram realizados 58 jogos, com 206 gols marcados, o que gerou 3,5 gols por partida. O ataque mais positivo foi do Santa Cruz, com 30 gols. A melhor defesa foi do Botafogo, com 15 gols. Sapeca, do Flamengo, foi o artilheiro da competição, com 10 gols, seguido por Ricardinho, do Santa Cruz, que é o vice-artilheiro com 8 gols.
O Botafogo terminou o campeonato com 28 pontos ganhos, seguido por Ouro Verde, com 20; Santa Cruz e Flamengo, com 19; DNER, 18; Juventude, 17; Ferrari, 15; Feirinha, 12, e Bangu e Novo Horizonte, com 7 pontos cada. Bangu e Novo Horizonte foram rebaixados.
Comentários