Graça Aranha chegou à final do basquete e conquistou o ouro

A equipe de basquete masculino categoria infanto (15 a 17) do Colégio Graça Aranha foi a grande campeã dos Jogos Escolares da Juventude, conquistando a medalha de ouro para o Maranhão. O Colégio Graça Aranha disputou a final com o Colégio Motiva JP, da Paraíba, em jogo realizado na manhã desse sábado (21). O Graça Aranha venceu por 59 a 46.
Os jovens imperatrizenses que foram campeões dos Jogos Escolares Maranhenses chegaram à final de maneira invicta e venceram equipes de estados importantes no que se refere a basquetebol.
O Graça Aranha representou também o Maranhão no futsal, com a equipe bicampeã dos Jogos Escolares Maranhenses, entretanto os garotos da bola pesada não lograram êxito e sequer chegaram à semifinal.
O Maranhão chegou à semifinal do vôlei masculino através da equipe da Escola Rui Barbosa, mas não conseguiu chegar à final.
Rui Barbosa e Maria Arlete, de Roraima, disputaram o terceiro e quarto lugares.
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição, de abrangência nacional, reuniu milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes.
Na edição de 15 a 17 anos, foram disputadas competições de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia. Além das competições, os jovens atletas tiveram à disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa socioeducativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.