Dirigentes eufóricos com a realização do evento em Imperatriz
Secretário Luís Fernando entrega troféu a Rafael Suzuki, vencedor da Copa Brasil de Kart

“Fantástico, extraordinário, surpreendente”, avaliou entusiasmadamente Cleiton Pinteiro, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a 13ª da Copa Brasil de Kart, realizada em Imperatriz. A competição terminou no último sábado, com a decisão do título em todas as categorias.
Defendo as cores do Maranhão, o piloto paulista Rafael Suzuki levou o título na categoria Graduados. “Representar o Maranhão é como ganhar em casa, então não tinha lugar melhor para eu ganhar esse título que era o que faltava”, afirma, emocionado, o piloto da equipe Sabiá/RBC.
O segundo colocado, Jonathan Louis Santos (PR), satisfeito com o resultado, fala da corrida: “Eu sabia que ia ser bem complicado, não larguei muito bem, caí para quinto e demorou um pouco para virar, tive que ir tirando a diferença no decorrer da corrida, mas o segundo lugar também era o intuito como prêmio de 110 mil reais para fórmula futuro ano que vem”.

Abertura

Após toda a adrenalina na pista, seguiu-se a solenidade de abertura. Ao som do Hino Nacional, foram hasteadas as bandeiras do Brasil, do Maranhão, de Imperatriz, da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão.
Estiveram presentes, na solenidade, o secretário da Casa Civil, representado a governadora Roseana Sarney, Luis Fernando, o também secretário de Assunto Políticos, Hildo Rocha, os deputados Léo Cunha e Chiquinho Escórcio, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, além do presidente da CBA, Cleiton Pinteiro, e da FAEM, Giovanni Guerra.
O prefeito Sebastião Madeira afirma que um evento como este vem consagrar Imperatriz como uma cidade em desenvolvimento. Já o secretário Luis Fernando enfatizou a importância desse evento para o Maranhão. “A governadora está emocionada com este evento que coloca o Maranhão em destaque no cenário nacional do automobilismo”, afirma.

Avaliação

O discurso foi unânime. Todos os dirigentes da CBA avaliaram positivamente o evento. “Não ficou devendo a nenhum campeonato brasileiro dos últimos 15 anos, todos estão de parabéns. Valeu o esforço e, principalmente, parabéns à cidade”, exclamou Cleiton Pinteiro.
Rubens Gatti, presidente da Comissão Nacional de Kart (CNK), surpreendeu-se com a receptividade. “O apoio foi fantástico. Nos últimos anos, em nenhum grande prêmio que organizamos, recebemos um apoio tão grande quanto encontramos aqui em Imperatriz, tanto da Federação promotora como de toda a cidade”, concluiu.
“A avaliação final do evento não poderia ser outra: sucesso”, declarou Bruno Barônio, diretor de prova da CBA. O mesmo declarou que tinha certo receio quanto à estrutura do Kartódromo de Imperatriz. “Minha única preocupação era a pista, que estava ultrapassada. Mas, para minha surpresa, quando eu cheguei, encontrei um kartódromo totalmente renovado”, completa.
Orgulho do resultado, Giovanni Guerra, presidente da FAEM, agradeceu a todos os envolvidos. “Gostaria de agradecer a Deus, aos pilotos, ao apoio do governo do estado, à prefeitura de Imperatriz, à imprensa. Esse foi um sonho que se realizou”.

Participação médica – Um dos destaques da Copa Brasil de Kart foi o alto grau de preparação da equipe médica. “Essa foi uma das nossas preocupações, ter uma equipe à altura do evento”, afirmou Luanda Dantas, coordenadora da equipe médica. Para tanto, todos os profissionais envolvidos participaram do Curso de Atendimento em Automobilismo, ministrado pelo Dr. Dorival de Carlucci Junior, membro da Comissão Médica da CBA e médico da Fórmula 1 e Stock Car.
A cada dia ficavam de plantão no kartódromo quatro médicos, dois enfermeiros no ambulatório e duas ambulâncias do SAMU, uma básica e outra de suporte avançado. E caso acontecesse um acidente muito grave, havia mais uma equipe de plantão no Hospital São Rafael.
Segundo uma enfermeira, a grande maioria dos atendimentos aconteceu em decorrência do forte calor nos dias do evento. “Como os pilotos são de fora, eles sentiram muito o calor, principalmente as crianças, que se queixavam de dor de cabeça. Estamos preparados tanto para caso mais simples como quadro de dores, quanto para dar apoio à equipe do SAMU”. No total, foram 65 atendimentos no ambulatório. As ocorrências que mais se repetiram foram de dor de cabeça, dor no corpo e desidratação.

Resultado final

Categoria Graduados

1º Rafael Suzuki (MA)
2º Jonathan Louis Santos (PR)
3º Gabriel Casagrande (PR)
4º Yago Cesario (GO)
5º André Pedralli (PR)

Categoria Novatos

1º João Vitor Martins (SP)
2º Christian Costa (DF)
3º Celso Sabino (PA)
4º Daniel Salene do Monte (RJ)
5º João Marcos Fonseca (GO)

Categoria Cadete

1º Felipe Drugovich (PR)
2º João Pedro Custódio (GO)
3º Edgar Henrique (SP)
4º Gustavo de Oliveira (PR)
5º Gabriel Paturle (MG)

Categoria Junior menor

1º Sergio Sette (MG)
2º Pedro Piquet (DF)
3º Fernado Matielo Bueno (PR)
4º Gabriel Camilo (SP)
5º Matheus de Oliveira (DF)

Categoria Mirim

1º Paulo Renato Coelho (SP)
2º José Luiz Muggiati (PR)
3º Vanderlei Pacheco (SP)
4º Luis Vinicius Soares (GO)
5º Bruno Monte Filho (PE)

Categoria Super Cadete

1º Felipe Drugovich (PR)
2º Luiz Felipe Branquinho (GO)
3º Murilo Della Colleta (SP)
4º Pedro Cardoso (DF)
5º Jonas Alves da Silva (DF)

Categoria Sudam

1º Jonathan Louis Santos (PR)
2º Gustavo Myasava (PR)

Categoria Sudam Junior

1º João Pedro Queiroz (TO)
2º Matheus Della Colleta (SP)
3º Gustavo Lima (DF)
4º Sergio Sette (MG)

Categoria Sênior B

1º Pedro Betim Jacob (DF)
2º Carlos Rodrigues (MA)

Categoria Super Sênior

1º Fabricio Dantas
2º Maurício Parcio (MA)

Categoria F4 - Novatos

1º David Gabriel (MA)
2º Erico Carvalho (MA)
3º Marcelo Leitão (MA)
4º Nivaldo Rodrigues (MA)
5º Edson Moreira (MA)

Categoria F4 – Graduados

1º Marcos Lucena (MA)
2º Rodrigo Domingues (MA)
3º Junior Pinto (MA)
4º Luciano Guerra (MA)
5º Daniel Correa (MA)