As atletas maranhenses Ana Luiza Lima (vôlei) e Eduarda Serra Gomes (basquete) foram convocadas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), para compor seleções nacionais de treinamento. O anúncio foi feito durante a etapa infantil (12 a 14 anos) dos Jogos Escolares da Juventude, evento realizado em Fortaleza (CE), neste mês de setembro.
Durante os Jogos da Juventude, os estudantes-atletas e treinadores que participaram dos torneios de basquetebol e voleibol foram observados por membros das confederações brasileiras dos respectivos esportes. O objetivo da análise foi escolher os integrantes das seleções do evento, que participarão de treinamentos com técnicos das equipes nacionais.
“Estou muito surpresa por ser escolhida. Mas graças a Deus essa oportunidade chegou e vou poder representar meu estado lá fora”, disse a atleta de basquete, Eduarda Serra Gomes, do Colégio Educallis (São Luís).
Ana Luiza Lima, atleta do vôlei da Escola Adonai (Açailândia), também não escondeu a emoção ao ouvir o nome anunciado no evento. “Fiquei muito alegre. Eu não imaginava que seria chamada e achei muito bom, porque é uma grande oportunidade para mim, e vou fazer o que posso para ir mais longe”, disse.
Para compor a Seleção Escolar de Voleibol foram chamados 40 jogadores, sendo 20 meninos e 20 meninas. Além deles, 18 treinadores das escolas participantes dos Jogos também foram convocados. Eles participarão de um período de treinamento teórico e prático com técnicos das Seleções de base da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), no Centro de Desenvolvimento da modalidade, em Saquarema (RJ).
Já para a Seleção Escolar de Basquetebol, foram convocados 24 jogadores (12 meninos e 12 meninas) – e seis treinadores. Essa seleção participará de treinamento com equipe das Seleções de base da Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB).
Para o secretário de Esporte e Lazer do Maranhão, Márcio Jardim, as medalhas conquistadas nos Jogos da Juventude e as nomeações para seleção nacional servem de incentivo à prática do esporte e lazer no estado. “Ver o Maranhão em contextos nacionais do esporte é um grande incentivo para nossos atletas. E é isso que o governo do Estado busca: esporte e lazer saudáveis sendo praticados com o maior alcance possível”, disse.
Maranhão nos Jogos da Juventude
Ao todo, o Maranhão conquistou sete medalhas na etapa infantil (12 a 14 anos) dos Jogos Escolares da Juventude 2015, em disputas pelo handebol, vôlei, natação, judô, badminton e basquete. A competição foi realizada em Fortaleza/CE, de 2 a 13 de setembro, e reuniu 190 atletas, professores e dirigentes maranhenses, que conquistaram duas medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze.
Comentários