Judô está entre as 11 modalidades esportivas que serão disputadas nos JEJs 2013

Um fato muito desagradável aconteceu nessa terça-feira (3) em Imperatriz no que se refere aos Jogos Escolares da Juventude, que serão realizados em Natal de 5 a 14 de setembro.
Duas jovens do ciclismo da Escola José de Alencar, de Imperatriz, não viajaram porque perderam o voo que as levaria para São Luís, onde se juntariam à delegação maranhense que vai disputar os Jogos Escolares da Juventude em Natal, Rio Grande do Norte.
Segundo informações, as jovens Leandra Rocha Amorim e Sabrina Sousa Miranda não fizeram o check-in e no momento do embarque não possuíam a ficha. Por isso, não puderam embarcar.
Marinheiras de primeira viagem, também não tiveram orientação de ninguém quanto à obrigação de fazer o check-in e estar com a ficha em mãos no momento do embarque.
Os dois jovens do judô, Rômulo Lopes Silva Carvalho (Escola Geovanne Zanni) e Matheus Pereira Brito (Colégio Santa Luzia), bem como alunos/atletas de Açailândia, João Lisboa e Edison Lobão, embarcaram normalmente e já se encontram em Natal.
Todos os atletas maranhenses que participarão desta edição dos Jogos Escolares da Juventude foram campeões em suas respectivas modalidades nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), evento promovido pela Sedel. Este ano, o Maranhão terá representantes nas seguintes modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.
Organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os Jogos Escolares da Juventude é o maior evento esportivo estudantil do país. Em 2013, a organização do evento anunciou a quebra do recorde do número de participantes: 6 mil no total. Além dos futuros talentos do esporte nacional, treinadores, oficiais, árbitros, embaixadores, voluntários, comitê organizador e comitê local estarão envolvidos no evento, que reunirá representantes de 26 Estados do Brasil, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã.
Além das competições, os jovens atletas terão à disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.
Hoje serão iniciadas as competições dos Jogos Escolares da Juventude para jovens de 12 a 14 anos, nas modalidades individuais.