O atleta Wagner Menezes, representando Imperatriz e região, consolidou-se como o maior pontuador na etapa estadual da Liga Internacional de Basquete de Rua (LIIBRA). Com 112 pontos, foi classificado o grande cestinha masculino e também o melhor jogador. Segundo o atleta, receber esses títulos foi importante para valorizar toda a equipe ITZ Basquete. “Divido os prêmios com os meus companheiros, pois esse resultado individual só aparece quando o trabalho do grupo é bem feito, fico muito feliz em participar de um evento de alto nível e melhor que isso é levar o título para Imperatriz e a região sul do Maranhão”, declarou.
A cerimônia de entrega da premiação contou com a presença da atleta maranhense de basquete, Iziane Castro, que entregou os troféus para os campeões e para os melhores jogadores e cestinha. Na ocasião, Iziane, que acompanhou todas as etapas do campeonato, agradeceu o convite e falou sobre a importância de projetos como a LIIBRA. “Fiz questão de acompanhar as etapas, pois é um tipo de competição que deve ser valorizada no Estado. Gostei da forma como o evento promoveu e incentivou essa modalidade de esporte”, comentou.
A liga
O circuito maranhense da LIIBRA aconteceu durante todo o mês de abril em 5 etapas. Os jogos foram disputados no Parque do Bom Menino, Bairro de Fátima, Angelim e Cohatrac, em São Luís. Para a coordenadora da CUFA Imperatriz, Viviane Oliveira, a LIIBRA promoveu esporte, lazer e a integração de atletas, ex-atletas e peladeiros do basquete do Maranhão. “A competição mostrou a força do basquete de rua e a importância de promover eventos que visam à integração de atletas de todo o estado”, declarou.
A edição da Liibra teve o patrocínio da Cemar, por meio da Lei de Incentivo Estadual ao Esporte (SEDEL), e os atletas de Imperatriz tiveram o apoio e patrocínio da prefeitura de Imperatriz e SEDEL Imperatriz, através do secretário Joaquim Quirino Cruz, Neto da Ampere.
A equipe ITZ Basquete de Imperatriz, durante toda a competição, obteve bons resultados, apesar de não conseguir o título de melhor equipe para ir representar o Maranhão na etapa nacional da LIIBRA, em novembro, no Rio de Janeiro. O atleta Paulo Sousa afirma que o circuito foi positivo. “Apesar de não levar o título de melhor equipe, fizemos uma boa temporada e tenho certeza de que a próxima será melhor”, disse.
A equipe do Golden Boys ficou com o título de bicampeão, ao vencer o Ativo Futuro por 29 a 14.
Comentários