Henrique, durante uma competição pelo Avaí de Santa Catarina - Foto Divulgação/Avai FC

Paraense da cidade de Almerim, com nove anos veio residir na cidade de João Lisboa, que fica próximo ao Povoado Camaçari, no município de Imperatriz, onde se localiza a sede da Escolinha do JV Lideral. Por isso, tudo ficou mais fácil para Henrique, que desde então, com nove anos, passou a frequentar a base do Tricolor do Camaçari. Nas mãos do professor Cassius Kennedy, Henrique deu os primeiros passos como garoto do futebol mirim, pré-mirim, categorias que ele ainda está passando. Normalmente os professores de escolinhas preferem dizer sub-9, sub-10, sub-11e por aí vai. 

Devido a sua boa performance tanto pelo dom de jogar bola, como pelos ensinamentos dos fundamentos do futebol, passado pelo professor Cassius Keneddy e sua equipe, praticando um futebol diferenciado, chamou a atenção de Marleide Dométrio da Costa, seu atual empresário, que vem dando todo o apoio a ele. 

Em abril do ano passado, Henrique, com apenas 11 anos, se transferiu para o Avaí de Santa Catarina, e lá está sendo tratado como uma verdadeira jóia. Sua trajetória em um ano que está no time catarinense é excelente: campeão Copa Antonio Carlos; campeão Copa Fube de Futsal; Campeão Copa Fair Play 2019; terceiro lugar Copa São Ludgero. Esse ano, Henrique, que é chamado de Maranhão, apelido dado a todos os jogadores oriundos do estado que vão para o sul/sudeste, uma forma até discriminatória, já marcou 5 gols em 16 jogos realizados. 

Henrique, que é filho de Renelton Carvalho da Costa e Alcione Pinheiro Gomes, é um atacante rápido, suiper habilidoso, dribles diferenciados e ótimo cobrador de faltas, enfim artilheiro nato.

Na temporada de 2017, brilhou na Escolinha do JV Lideral, sendo artilheiro do Campeonato Imperatrizense Sub-11, com 18 gols, e na ocasião tinha 10 anos.