Não era dia de clássico, mas o Castelão foi palco de uma grande decisão nessa quinta-feira. A data de 8 de dezembro de 2011 marcou a assinatura da ordem de serviço para início das obras de conclusão da reforma e modernização do maior símbolo do esporte no Maranhão.
A reforma e modernização do estádio Castelão prevê também a recuperação de vias de acesso, instalação de catracas eletrônicas, 22 câmeras para CFTV, adaptação total aos portadores de necessidades especiais (inclusive nos banheiros), instalação de 12 cabines de rádio e quatro cabines de TV, todas climatizadas; dois centros de imprensa, uma sala de entrevista coletiva e moderno sistema de iluminação – com instalação de 75 novos holofotes na marquise e 70 nas duas torres. A capacidade de público cairá de 72 para 40 mil lugares, como determina o Estatuto do Torcedor.
A expectativa do governo é entregar um estádio totalmente novo à comunidade desportiva do estado no dia 8 de setembro do ano que vem, mas o secretário Max Barros foi extremamente otimista e diz acreditar que o Castelão esteja completamente pronto em 31 de maio. As obras terão início na próxima segunda-feira (12).
“Este estádio é um patrimônio de São Luís e do Maranhão. O governo já investiu muito dinheiro aqui e não faz mais nenhum sentido o Castelão continuar como um elefante branco. Vamos entregar um estádio dentro dos padrões Fifa e totalmente adaptado ao que determina o Estatuto do Torcedor”, explicou Max.
O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Clineu Coelho, que representou o secretário Joaquim Haickel, destacou que São Luís estava necessitando de uma praça para a realização dos grandes jogos de futebol com todo conforto e segurança.
“O Castelão será reaberto com tudo que existe de mais moderno. Nós acreditamos que a reabertura do Castelão dará um grande incentivo ao futebol maranhense e tudo isso é fruto do empenho dos secretários Max Barros e Joaquim Haickel, mas principalmente do compromisso da governadora Roseana Sarney com o esporte”, afirmou.
A data de reinauguração do Estádio Castelão foi confirmada pelo secretário Max Barros para 8 de setembro do ano que vem, quando São Luís completa 400 anos. Max disse que o governo vem mantendo contatos com a CBF para confirmar uma partida da Seleção Brasileira nesta data.
Publicado em Esporte na Edição Nº 14272
Comentários